Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

SÍNTESE EXECUTIVA

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

MEDIDAS EM DESTAQUE

A SIMPLIFICAÇÃO CONTINUA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório Consulta Pública 2008
Ler Programa 2008
Ler Balanço 2008
Programas

Programa 2008

A Simplificação Continua

No seu terceiro ano o Simplex continua a ser um “exercício de aprendizagem” e um “programa em evolução”.


No Simplex’06 seleccionámos medidas recorrendo aos principais factores e instrumentos ao serviço da simplificação. Na base de um critério instrumental, identificaram-se seis grandes grupos:


  • A eliminação de certidões para significar a necessidade de reforçar os canais de comunicação dentro da Administração e de partilhar e reutilizar a informação.

  • A desmaterialização para mostrar como as TIC podem ser um instrumento para melhorar a qualidade dos serviços públicos e diminuir os custos de gestão, pela eliminação dos tradicionais circuitos do papel.

  • A desburocratização para realçar a importância do combate à complexidade dos processos, fazer a sua reengenharia e reduzir o volume dos documentos.

  • A desregulamentação para sinalizar a necessidade de eliminar controlos desnecessários ou desproporcionados, desenvolvendo o princípio da confiança e da responsabilização.

  • A facilitação do acesso aos serviços públicos chamando a atenção para a importância da articulação dos diferentes serviços públicos que actuam no âmbito do mesmo processo.

  • A harmonização e consolidação de regimes jurídicos para lembrar que a simplificação também passa por melhorar o acesso e a compreensibilidade das leis e dos regulamentos.

Com o Simplex’07 quisemos virar o programa para fora. O salto qualitativo que se pretendia dar teria que responder ao desafio do envolvimento dos cidadãos e das empresas no programa.



O que foi feito então?

1. Anteceder a aprovação do programa de um processo de consulta pública


Tirar o programa em preparação do segredo dos gabinetes ministeriais e levar as respectivas medidas de simplificação ao conhecimento das partes interessadas: cidadãos e organizações da sociedade civil através da realização de um processo de consulta pública que permitisse a participação dos interessados na formulação
do programa;


2. Promover um acompanhamento externo e independente


Para seguir a execução do Programa e interagir sistematicamente com toda a rede Simplex na preparação do Programa de 2008, foi constituído um Painel de Acompanhamento, cujos participantes foram escolhidos em função da sua experiência profissional, da sua competência e da sua independência.



3. Adoptar um critério funcional


Substituir o critério instrumental do primeiro ano, centrado em preocupações de pedagogia interna, por um critério funcional que corporizasse no programa as seguintes asserções:


- O “Simplex” contribuirá positivamente para o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições públicas e nos decisores políticos se facilitar o seu quotidiano, der atenção aos seus acontecimentos de vida, diminuir a litigiosidade, fortalecer a tutela dos direitos fundamentais e reduzir e eliminar processos e procedimentos inúteis.


- As medidas de simplificação serão benéficas para as empresas sempre que, sem pôr em causa a segurança jurídica de pessoas e bens, permitam detectar, reduzir e remover obstáculos ao desenvolvimento das actividades económicas, facilitando o comércio, o investimento, a competitividade e a consequente criação de riqueza.


Daí que no SIMPLEX’07 as medidas tenham sido agrupadas em duas grandes categorias - cidadania e actividades empresariais.


As medidas foram, assim, organizadas por necessidades e acontecimentos da vida dos cidadãos e das empresas, designadamente:


- Estudar e aprender / Investigar e ensinar;


- Cultura e conhecimento / Empregar e trabalhar;


- Licenças / Agricultura e Floresta / Turismo;


- Portos e plataformas logísticas.



Com o Simplex’08 pretendemos dar resposta aos seguintes novos desafios:

1. Consolidar e desenvolver as medidas de simplificação


O critério funcional do ano passado foi complementado com preocupações de consolidação e desenvolvimento de medidas iniciadas nos programas anteriores, baseado nas seguintes prioridades:

  • Consolidar e medir a simplificação de processos e procedimentos de licenciamento;

  • Consolidar, desenvolver e medir a simplificação no âmbito das operações de importação e exportação;

  • Consolidar, desenvolver e medir a simplificação no âmbito dos registos firmas e marcas;

  • Consolidar, desenvolver e medir a simplificação no âmbito dos recursos humanos e das condições de trabalho.

2. Agregar e avaliar as medidas de simplificação


Criaram-se vários blocos de enquadramento das diferentes medidas de simplificação, de forma a permitir agregar as medidas por tópicos politicamente relevantes e avaliá-las como um todo.


Exemplificando: a simplificação de um processo de licenciamento não será apenas avaliada em si e por si, mas no contributo que der para a simplificação do processo de criação de empresas.


A simplificação de um só procedimento cai rapidamente no esquecimento. Pode ser fácil requerer uma prestação, mas se continuar a ser difícil obter o resultado, a simplificação dificilmente atingirá os objectivos pretendidos e passará a ser ignorada e até desconsiderada.


Ao invés, a simplificação de todos os procedimentos de um mesmo processo é mais facilmente apercebida e sentida pelos cidadãos. Do mesmo modo, a melhoria de um conjunto de pequenos procedimentos na prestação de um qualquer serviço público – no atendimento, na recepção de documentos, na reutilização da informação, no tratamento das queixas, na diminuição das deslocações, no encurtamento dos prazos de decisão – melhora seguramente a percepção sobre os benefícios da simplificação.


No Simplex’08 as medidas de simplificação estão agregadas nos seguintes blocos:

CIDADÃOS
BLOCO 1 Simplificar e melhorar o acesso a cuidados de saúde 3 89
BLOCO 2 Simplificar e melhorar o acesso aos serviços de educação, ciência, cultura e desporto 12
BLOCO 3 Simplificar e melhorar o acesso às prestações sociais 10
BLOCO 4 Documentos - comprovações de qualidade 13
BLOCO 5 Simplificar o exercício de direitos e o cumprimento de obrigações fiscais 2
BLOCO 6 Propriedade - habitação 9
BLOCO 7 Segurança 8
BLOCO 8 Cidadania 18
BLOCO 9 Emigrar e imigrar 14

Quadro 2 – Medidas por Bloco Cidadãos

EMPRESAS
BLOCO 1 Criar empresasLicenciar, credenciar, registar, autorizarIniciar actividades 33 79
BLOCO 2 Gerir e expandir empresasFazer negócios 41
BLOCO 3 Extinção de sociedadesActividades económicas 1
BLOCO 4 Lançamento e comercialização de bens 4

Quadro 3 – Medidas por Bloco Empresas

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
BLOCO 1 Melhorar a eficiência dos serviços públicos e reduzir os custos de funcionamento 21

Quadro 4 – Medidas do Bloco Administração pública

Descarregar Programa 2008 em formado PDF
Programa 2008