Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

SÍNTESE EXECUTIVA

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

MEDIDAS EM DESTAQUE

A SIMPLIFICAÇÃO CONTINUA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório Consulta Pública 2009
Ler Programa 2009
Programas

Programa 2009

Programa em Detalhe

Empresas

INOVAÇÃO E PARTILHA DE CONHECIMENTO
MEDIDA DATA / RESP.
M190

REDE COMUM DO CONHECIMENTO 2.0

Reforçar a vertente colaborativa da Rede Comum do Conhecimento, central para a prossecução dos principais objectivos da Rede, implementando dois pilotos:
a) Criação de wiki (software colaborativo que permite a edição colectiva de documentos e que utiliza um sistema que não necessita de revisão de conteúdo antes da sua publicação) na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com cerca de 50 utilizadores de várias entidades públicas;
b) Criação do «Espaço Administração Pública», uma comunidade(ambiente facebook) para os trabalhadores da Administração pública (contactos, trocas de experiências, interesses, etc.).

Dezembro 

PCM



M191

ENSINO À DISTÂNCIA SOBRE CIÊNCIAS 
E INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA


Implementar uma plataforma de e-learning para a formação e ou sensibilização sobre as actividades prosseguidas pelo Instituto Geográfico Português (IGP) no âmbito da sua missão.
A medida – que ao longo do ano será concretizada com a organização de acções de formação sobre metadados de informação geográfica, cartografia de risco de incêndio e serviços de mapas na Web - consubstanciará um importante pilar de apoio à coordenação e ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Informação Geográfica, no quadro da directiva INSPIRE - que estabelece uma infra-estrutura de informação espacial na Europa.
Terá igualmente um papel importante na promoção da investigação no âmbito das ciências e tecnologias de informação geográfica.

Novembro 

MAOTDR
MOPTC
MFAP
ME
MDN
MCTES
MADRP
MAI




M192

REDE TIC

Implementar uma rede interministerial para a governance das TIC na Administração Pública.
A rede deverá apresentar proposta de directrizes e normas nos domínios da interoperabilidade informacional, identificação electrónica e integração.

Setembro 

PCM
TODOS 
OS 
MINISTÉRIOS




M193

GUIA DOS CONTRATOS DE PLANEAMENTO 
PREVISTOS NO REGIME JURÍDICO DOS 
INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO (RJIGT) 


Elaborar e publicar um guia de orientação metodológica e técnica que promova as boas práticas de contratualização no ordenamento do território e no urbanismo e apoie os principais actores públicos e privados da gestão territorial na condução desses processos. A partir da recolha e avaliação sistemática das práticas de contratualização desenvolvidas na sequência da inscrição legal da figura dos contratos de planeamento em 2007 (Decreto-Lei n.º 380/99 de 22 de Setembro e republicado pelo Decreto-Lei n.º 316/2007, de 19 de Setembro).
Realizar seminários de divulgação do Guia, tendo como destinatários os eleitos locais, empresas públicas e privadas e os profissionais do ordenamento do território e do urbanismo.

Dezembro 

MAOTDR



M194

GUIA DAS EXPROPRIAÇÕES E SERVIDÕES

Auxiliar as entidades requerentes na organização dos processos relativos à declaração de utilidade pública de expropriações e de constituição de servidões. Contribuir para a uniformização dos procedimentos através da elaboração e publicação de um Guia sobre a tramitação processual dos pedidos de declaração de utilidade pública de expropriações e constituição de servidões administrativas da competência do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional MAOTDR.
Realizar acções de formação sobre os aspectos técnicojurídicos, processuais e outros decorrentes da legislação aplicável às declarações de utilidade pública de expropriações e à constituição de servidões administrativas da competência do MAOTDR, com base no Guia.
Desenvolver no Portal do Ordenamento do Território uma plataforma colaborativa para apoio à tramitação dos processos, compreendendo texto explicativos, modelos de requerimento e as respectivas fichas de instrução com notas sobre o preenchimento de cada campo e a possibilidade de controlo liminar da instrução dos processos.

Dezembro 

MAOTDR



M195

RJUE - GUIA DE PROCEDIMENTOS

Elaborar um guia de procedimentos sobre o RJUE - Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação para facilitar a sua aplicação e implementação.

Junho 

PCM



M196

INFORMAÇÃO FISCAL ON-LINE PARA OS TRIBUNAIS

Implementar um acesso on-line dos Tribunais à informação fiscal julgada necessária para o seu trabalho e no âmbito das suas competências, nomeadamente informação sobre declarações, moradas, inícios e cessação de actividade.

Dezembro 

MFAP
MJ




M197

ESTATÍSTICAS DA CULTURA ON-LINE

Disponibilizar uma ferramenta on-line para recolha e tratamento de informação estatística administrativa do Ministério da Cultura, com base na colaboração entre todos os organismos, para posterior publicação no site do Gabinete de Planeamento Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI).

Setembro 

MC



M198

REDE DE RECURSOS HUMANOS E EMPREGO PÚBLICO

Criar e manter em funcionamento uma rede interministerial de interlocutores entre as Secretarias-gerais aderentes e a Direcção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), ligados entre si através de meios electrónicos de comunicação segura, com os seguintes objectivos:
1. Acompanhamento e avaliação da execução das políticas de recursos humanos e de emprego público na Administração Pública, designadamente: a) Regime de vínculos, carreiras e remunerações; b) Regime de recrutamento; c) Regime de contrato em funções públicas; d) Regime de protecção social; e) Avaliação do desempenho.
2. Simplificar e facilitar o cumprimento de todas as obrigações legais e convencionais de informação, designadamente no âmbito de: a) Sistema de Informação de Organização do Estado(SIOE); b) Bolsa de Emprego Público (BEP); c) Sistema de Avaliação do Desempenho da Administração Pública (SIADAP); d) Produção de indicadores e estatísticas na área de recursos humanos da Administração Pública.
3. Assegurar resposta rápida às solicitações dos serviços e dos trabalhadores, partilha da informação, do conhecimento e das boas práticas.

Setembro 

MFAP
PCM




M199

NORMALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS NA ACT

Normalizar os procedimentos administrativos na Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT).
Neste âmbito serão desenvolvidas as seguintes iniciativas: (i) disponibilização de minutas com possibilidade de download de comunicações obrigatórias à ACT de acordo com o novo Código do Trabalho, a disseminar por todos os serviços desconcentrados; (ii) inclusão dos ofícios-circulares e outros documentos orientadores na intranet da ACT; (iii) criação de áreas colaborativas na intranet; (iv) difusão de informação pertinente para apoio e harmonização da acção inspectiva.

Dezembro 

MTSS



Descarregar Programa 2009 em formado PDF
Programa 2009

 1.

 2.

 3.

 4.

 5.