Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa
 

Medidas do Simplex Autárquico

Medidas Intersectoriais

Integram-se neste módulo de “medidas intersectoriais de simplificação” as medidas respeitantes a processos e procedimentos que envolvem directamente na sua aplicação serviços da Administração Local e Central. Incluem-se neste módulo, entre outras possíveis:

  • Medidas de simplificação a desencadear pela Administração local cuja efectivação depende de colaboração com Administração central ou o oposto (medidas a desencadear pela Administração central, mas cuja boa execução depende em medida considerável da colaboração e do empenho da administração local, como é o caso de alguns licenciamentos, exames e inspecções).
  • Medidas que justificam a realização prévia – antes da sua massificação – de provas de conceito em ambientes simulados ou a efectivação de projectos-piloto em ambientes controláveis, como é o caso da utilização dos mecanismos de autenticação electrónica proporcionados pelo cartão de cidadão.
  • Medidas que exigem atendimento integrado de diferentes níveis de administração pública. Na verdade, a mobilidade das populações obriga a repensar os modelos de disponibilização de serviços públicos da administração central, municipais e municipalizados. Hoje em dia grande parte da população não reside, trabalha e descansa no mesmo local. E não se trata de um fenómeno conjuntural ou exclusivo das grandes áreas metropolitanas. Além disso, a descentralização de poderes e de competências nas autarquias locais faz com que aumente a procura dos seus serviços e o grau de exigência relativamente aos tempos e aos custos com deslocações e esperas.

 

O quadro seguinte descreve as 20 medidas intersectoriais 2010/2011:

 

IS01 - BALCÃO DO EMPREENDEDOR - DISPONIBILIZAÇÃO DE SERVIÇOS

  • Inventariar, introduzir e manter permanentemente actualizados no Balcão do Empreendedor vários serviços, incluindo licenças, autorizações prévias e outros condicionamentos administrativos similares;
  • Uniformizar a classificação dos serviços destinados ao início de actividade numa árvore temática comum de modo a evitar o duplo carregamento de conteúdos no Balcao do Empreendedor e respectivo site do município.

No âmbito da transposição para a ordem jurídica interna da Directiva de Serviços (Directiva nº 2006/123/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de Dezembro de 2006), com entrada em vigor prevista para Janeiro de 2011, o Balcão do Empreendedor, acessível através do Portal da Empresa, é definido como o ponto único de contacto que deve permitir a qualquer prestador ou destinatário de serviços, de todos os Estados-Membros da União Europeia, o cumprimento directo e imediato de actos e formalidades necessárias para aceder e exercer uma actividade de serviços, incluindo meios de pagamento electrónico, bem como o acompanhamento e consulta dos respectivos procedimentos.

Esta medida incide, numa primeira fase, na prestação da informação necessária para o cumprimento dos procedimentos necessários à obtenção de permissões administrativas para o exercício de modificação das actividades económicas em causa, criando condições para, numa fase seguinte, se disponibilizar serviços transaccionais e implementar a integração de sistemas de informação entre o Balcão do Empreendedor e os portais municipais.

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C.M. Abrantes, Águeda, Alcanena, Alenquer, Alijó, Amadora, Amarante, Arcos de Valdevez, Armamar, Aveiro, Baião, Barcelos, Beja, Borba, Braga, Caldas da Rainha, Caminha, Campo Maior, Cantanhede, Cartaxo, Cascais, Castelo Branco, Chaves, Cinfães, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Esposende, Fafe, Faro, Freixo de Espada à Cinta, Grândola, Guarda, Lagos, Lamego, Leiria, Lisboa, Loures, Lousada, Mangualde, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Matosinhos, Mealhada, Melgaço, Mértola, Mesão Frio, Mogadouro, Moimenta da Beira, Monção, Mondim de Basto, Montemor-o-Velho, Montijo, Murça, Nazaré, Odemira, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira  de Azeméis, Ovar, Palmela, Paredes de Coura, Penafiel, Penedono, Peso da Régua, Pombal, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Portalegre, Portimão, Porto, Proença-a-Nova, Redondo, Resende, Rio Maior, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João da Pesqueira, Seia, Seixal, Sernancelhe, Serpa, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Trofa, Vale de Cambra, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Poiares , Vila Real, Vila Real de Santo António, Viseu, Vizela.

IS02 - FORNECEDOR DE AUTENTICAÇÃO

Promover a utilização do mecanismo de autenticação electrónica com Cartão de Cidadão através da componente da Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública de suporte à identificação electrónica designada Fornecedor de Autenticação, dando, designadamente, cumprimento ao previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 109/2009, de 2 de Outubro.

A execução da medida passará pela realização de sessões de esclarecimento sobre a implementação do Fornecedor de Autenticação, orientadas pela Agência para a Modernização Administrativa.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C.M. Abrantes, Alcanena, Alenquer,Amadora,Baião, Barcelos, Beja, Braga, Cantanhede, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Estremoz, Fafe, Faro, Guarda, Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loures, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Melgaço, Monção, Montijo, Oeiras, Olhão, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paredes de Coura, Pombal, Ponte de Lima, Proença-a-Nova, Rio Maior, Santarém, Santo Tirso, São João da Madeira, Seixal, Serpa, Setúbal, Sousel, Tavira ,Tomar, Torres Vedras, Vale de Cambra, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Real de Santo António e Vila Verde.

 

IS03 - CARTÃO DE CIDADÃO

Promover a utilização dos certificados digitais de autenticação e assinatura qualificada do Cartão de Cidadão na Administração Local, através do desenvolvimento de normas orientadoras e da sua ampla divulgação, complementando o esforço de desburocratização dos processos administrativos em curso, nomeadamente no âmbito da Contratação Pública.

A execução da medida será acompanhada por iniciativas de sensibilização e formação para a utilização do Cartão de Cidadão, cabendo à Agência para a Modernização Administrativa, I.P. coordenar o processo de implementação da utilização dos certificados digitais e prestar o apoio necessário às entidades para a concretização deste objectivo.

Prazo para conclusão:Junho 2011


C.M. Abrantes, Alcanena, Alenquer, Amadora, Baião, Barcelos, Beja, Braga, Cantanhede, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Estremoz, Fafe, Faro, Guarda, Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loures, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Melgaço, Monção, Montijo, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Olhão, Ovar, Paredes, Paredes de Coura, Pombal, Ponte de Lima, Proença-a-Nova, Rio Maior, Santarém, Santo Tirso, São João da Madeira, Seixal, Serpa, Setúbal, Sousel, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vale de Cambra, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Real de Santo António e Vila Verde

 

IS04 - SERVIÇOS MUNICIPAIS NO PORTAL DO CIDADÃO E PORTAL DA EMPRESA

Disponibilizar nos Portais do Cidadão e Empresa os serviços autárquicos que se encontrem disponíveis online, alargando assim o acesso e divulgação dos mesmos a todos os cidadãos e empresários interessados.

Esta medida encontra-se alinhada com a estratégia do Governo para os serviços online uma vez que a Lei Orgânica em vigor reitera a importância de todos os serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado estarem disponíveis através do Portal do Cidadão e Empresa.

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C. M. Abrantes, Alcanena, Alenquer, Amadora, Amarante, Aveiro, Baião, Barcelos, Beja, Braga, Cantanhede, Castelo Branco, Fafe, Faro, Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loures, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Mértola, Montijo, Olhão, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Pombal, Redondo, Rio Maior, Santa Maria da Feira, Santarém, São João da Madeira e Tavira

IS05 - REDE COMUM DO CONHECIMENTO

Promover o espaço colaborativo da Rede Simplex Autárquico, reconhecendo e distinguindo todos os seus membros que se destacarem pela sua participação activa. Este espaço colaborativo deve ser potenciado ao longo do ano como repositório de informação importante para a execução das medidas, bem como através da criação de fóruns temáticos para cada medida intersectorial ou outras tipologias de medidas.

Nesta edição será criado o Prémio RCC, que distinguirá os membros mais activos da Rede Simplex Autárquico pelo trabalho desenvolvido, não apenas pela consulta e visita ao portal, mas também pela partilha de boas práticas, pela participação em fóruns de discussão, pela concepção de conteúdos pertinentes para a Rede.

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C. M. Abrantes, Alcanena, Alenquer, Amadora, Armamar, Barcelos, Braga, Cascais, Castelo Branco, Esposende, Évora, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Lamego, Leiria, Loures, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Melgaço, Mértola, Mogadouro, Moimenta da Beira, Monção, Murça, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira de Azeméis, Paredes de Coura, Penafiel, Pombal, Ponte de Lima, Portimão, Porto, Rio Maior, São João da Madeira, Seixal, Sernancelhe, Tavira, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira , Vila Nova de Foz Côa e Vizela

IS06 - LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - REGISTO E UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA REAI

Adoptar a tramitação desmaterializada dos procedimentos decorrentes de pedidos de licenciamento industrial, no âmbito do Decreto-Lei n.º 209/2008, de 29 de Outubro, da competência dos municípios, através do registo e utilização da plataforma electrónica de interoperabilidade cujo desenvolvimento e gestão compete à Agência para a Modernização Administrativa (v. artigos 14.º e 79.º do Decreto-Lei n.º 209/2008, 29 de Outubro).

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C. M. Abrantes, Alcanena, Amadora, Arcos de Valdevez, Baião, Barcelos, Beja, Braga, Caminha, Cantanhede, Coimbra, Fafe, Leiria, Loures, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Matosinhos, Melgaço, Monção, Montijo, Nazaré, Odemira, Odivelas, Oliveira de Azeméis, Pombal, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Proença-a-Nova, Rio Maior, Santarém, Santo Tirso, São João da Madeira, Serpa, Sousel, Vale de Cambra, Valença, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Poiares , Vila Verde e Viseu

 

IS07 - LICENCIAMENTO INDUSTRIAL - INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Visando a desmaterialização efectiva de todo o processo de licenciamento industrial com o objectivo de optimizar os recursos (humanos e materiais), desenvolver as condições necessárias à adaptação dos respectivos sistemas de informação com vista à sua total integração com a plataforma REAI, através da Plataforma de Interoperabilidade.

Esta medida implica que, numa primeira fase, os municípios promovam a realização de um diagnóstico dos respectivos Sistemas de Informação, bem como um estudo de viabilidade (com base nos requisitos definidos no REAI) e das condições de integração com a plataforma REAI. Numa segunda fase, os municípios devem promover o desenvolvimento dos respectivos Sistemas de Informação com vista à efectiva integração.

Prazo para conclusão: Junho 2011 


C. M. Abrantes, Amadora, Barcelos, Beja, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Fafe, Leiria, Lisboa, Marco de Canaveses, Matosinhos, Montijo, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira de Azeméis, Santarém, São João da Madeira, Vale de Cambra e Vila Verde

 

IS08 - RECLAMAÇÕES, ELOGIOS E SUGESTÕES

Alargar o sistema de reclamações, elogios e sugestões (RES) aos municípios da Rede Simplex Autárquico de forma a permitir aos cidadãos apresentar, presencial e electronicamente, reclamações, elogios e sugestões relativas aos serviços de atendimento municipais.

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C. M. Abrantes, Águeda, Alcanena, Alenquer, Amadora, Amarante, Baião, Barcelos, Beja, Cascais, Castelo Branco, Chaves, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Fafe, Faro, Grândola, Lagos, Leiria, Loures, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mértola, Montijo, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, São João da Madeira, Sousel, Tavira, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Franca de Xira, Vila Real de Santo António, Vila Verde e Vizela

 

IS09 - A MINHA RUA

Alargar a iniciativa A Minha Rua a todas as autarquias da Rede Simplex Autárquico, promovendo de forma simples e gratuita a utilização de ferramentas de participação activa na gestão das ruas e bairros tanto por parte dos cidadãos como também por parte das próprias autarquias.

Cada Câmara Municipal ou Junta de Freguesia tem acesso a um espaço privado onde pode gerir as ocorrências reportadas e responder de forma automática aos cidadãos.

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C. M. Águeda, Alcanena, Amadora, Amarante, Baião, Barcelos, Beja, Braga, Bragança, Caminha, Cascais, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Fafe, Faro, Grândola, Leiria, Loures, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mértola, Mondim de Basto, Montijo, Nazaré, Olhão, Oliveira de Azeméis, Paredes, Penafiel, Pombal, Ponte da Barca, Portimão, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior, Santo Tirso, Sousel, Tondela, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha, Vila Real de Santo António e Viseu

 

IS10 - COOPERAÇÃO ADMINISTRATIVA E COMUNITÁRIA

Facilitar a cooperação administrativa prevista na legislação relativa ao mercado interno através da utilização da plataforma “Sistema de Informação do Mercado Interno (IMI) para prestar e solicitar informação às autoridades administrativas dos outros Estados-Membros e à Comissão Europeia, conforme previsto no Decreto-Lei nº. 92/2010, de 26 de Julho.

Esta ferramenta torna a cooperação entre administrações de diferentes países muito mais fácil e rápida, permitindo-lhes encontrar os seus homólogos noutros países, com base em conjuntos de perguntas pré-traduzidas que se encontram disponíveis para cada um dos domínios legislativos suportados pelo IMI (Directiva de Serviços e Directiva de Qualificações), bem como acompanhar a evolução dos respectivos pedidos.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C.M. Abrantes, Águeda, Alcanena, Alenquer, Alijó, Amadora, Amarante, Arcos de Valdevez, Aveiro, Baião, Barcelos, Beja, Borba, Braga, Caldas da Rainha, Caminha, Campo Maior, Cantanhede, Cartaxo, Cascais, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Esposende, Fafe, Faro, Freixo de Espada à Cinta, Grândola, Lagos, Lamego, Leiria, Lisboa, Loures, Lousada, Mangualde, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Matosinhos, Mealhada, Melgaço, Mértola, Mesão Frio, Mogadouro, Moimenta da Beira, Monção, Mondim de Basto, Montemor-o-Velho, Montijo, Murça, Nazaré, Odemira, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira de Azeméis, Ovar, Palmela, Paredes de Coura, Penafiel, Penedono, Peso da Régua, Pombal, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Portalegre, Portimão, Porto, Proença-a-Nova, Redondo, Resende, Rio Maior, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João da Pesqueira, Seia, Seixal, Sernancelhe, Serpa, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Trofa, Vale de Cambra, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Poiares, Vila Real, Vila Real de Santo António, Viseu e Vizela

IS11 - ALTERAÇÃO DE MORADA COM CARTÃO DE CIDADÃO

Garantir a actualização da morada nos sistemas da autarquia, tendo por base a informação prestada aquando da alteração de morada do Cartão de Cidadão via Portal do Cidadão. Ao alterar a sua morada no Portal do Cidadão, o cidadão passa a ter a possibilidade de enviar os seus novos dados à autarquia a que actualmente pertence.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C. M. Águeda, Alcanena, Beja, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Fafe, Lagos, Leiria, Lisboa, Lousada, Mangualde, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mértola, Mondim de Basto, Oeiras, Olhão, Penafiel, Pombal, Rio Maior, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha e Vila Real de Santo António

IS12 - SISTEMA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Criar as condições para que todas as autarquias utilizem a o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho, permitindo desta forma a partilha da aplicação informática e a normalização da acção dos serviços, dirigentes e demais trabalhadores.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C. M. Águeda, Alcanena, Cantanhede, Castelo Branco, Fafe, Faro, Lagos, Leiria, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mondim de Basto, Oeiras, Pombal, Ponte de Lima, Rio Maior, São João da Madeira, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Barquinha

IS13 - 'ZERO' CERTIDÕES DE TEOR ENTREGUES NAS CÂMARAS PELOS MUNICIPES

Dispensar os cidadãos e as empresas de pedir as certidões de teor dos imóveis às conservatórias de registo predial e as entregar na câmara municipal, para efeitos de instrução dos processos junto das autarquias.

A execução desta medida passa pela substituição deste procedimento por um acesso directo da autarquia à certidão permanente do imóvel e da celebração de um protocolo de cooperação entre esta e o IRN para facilitar os respectivos pagamentos.

Com esta medida são simplificados processos de licenciamento, de registo e de avaliação de imóveis, tais como:

• Licenciamento ou comunicação prévia de obra de edificação, de operações de loteamento e de obra de urbanização;

• Comunicação prévia de operações urbanísticas;

• Licenciamento ou comunicação prévia de obra de demolição e de trabalhos de remodelação de terrenos;

• Autorização ou alteração de utilização;

• Registo de imóveis após participação de óbitos por transmissão gratuita de direitos;

• Compra de imóveis pelo município.

A medida passa também pela divulgação deste novo processo através da Rede Colaborativa ou de workshops com as Câmaras Municipais em colaboração com o IRN, na qualidade prestador de serviço da certidão permanente.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C. M. Águeda, Albufeira, Alcanena, Beja, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Fafe, Faro, Lagos, Leiria, Lisboa, Lousada, Mangualde, Marco de Canaveses, Mértola, Mondim de Basto, Oeiras, Olhão, Pombal, Proença-a-Nova, Rio Maior, São João da Madeira, Torres Vedras e Vila Real de Santo António

IS14 -  DISPENSA DE APRESENTAÇÃO DE CERTIDÕES COMPROVATIVAS DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Eliminar a necessidade de os munícipes solicitarem e/ou apresentarem certidões em papel comprovativas de alguns factos ou da situação tributária, podendo estes - mediante utilização do NIF e do código de validação do documento em causa fornecido pelo cidadão - obtê-las em formato electrónico.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C. M. Águeda, Alcanena, Beja, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Fafe, Faro, Lagos, Leiria, Lisboa, Lousada, Mangualde, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mértola, Mondim de Basto, Oeiras, Olhão, Penafiel, Pombal, Ponte de Lima, Portalegre, Proença-a-Nova, Rio Maior, São João da Madeira, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha e Vila Real de Santo António

IS15 - DISPENSA DE APRESENTAÇÃO DE CADERNETAS PREDIAIS

Permitir o acesso directo das Câmaras Municipais às cadernetas prediais relativas a prédios situados na respectiva área territorial - bastando a identificação da matriz do prédio e do NIF do cidadão - dispensando os cidadãos de as obter previamente junto das Finanças. A medida não inclui, a curto prazo, prédios rústicos em cadastro geométrico.

Prazo para conclusão: Junho 2011

C. M. Águeda, Albufeira, Alcanena, Beja, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Fafe, Faro, Lagos, Leiria, Lisboa, Lousada, Mangualde, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mértola, Mondim de Basto, Olhão, Oeiras, Pombal, Portalegre, Proença-a-Nova, Rio Maior, São João da Madeira, Torres Vedras, Vila Nova da Barquinha e Vila Real de Santo António

IS16 - INTEROPERABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Permitir o acesso de forma desmaterializada a um conjunto de dados que a própria Administração Pública já possui, evitando assim que seja solicitada ao cidadão a entrega de diversos documentos no seu relacionamento com o município. Os dados passíveis de obter, de acordo com a lei de protecção de dados, são:

• Comprovativo de ausência de dívidas nas finanças;

• Comprovativo de cessação de actividade nas finanças;

• Comprovativo de IRS;

• Comprovativo de frequência escolar;

• Escalão de abono de família;

• Comprovativo de inscrição no Ensino Superior;

• Criação de Documentos de Pagamento que utilizem o circuito DUC (Documentos Únicos de Cobrança);

• Certificado de incapacidade multiusos;

• Informação da situação perante o emprego (Segurança Social);

• Pedido de situação contributiva (Segurança Social).

Prazo para conclusão: Junho 2011

C. M. Águeda, Albufeira, Alcanena, Beja, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Fafe, Lagos, Leiria, Lisboa, Mangualde, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mértola, Mondim de Basto, Oeiras, Olhão, Penafiel, Pombal, Proença-a-Nova, Rio Maior, São João da Madeira, Vila Nova da Barquinha e Vila Real de Santo António

IS17 - DISPENSA DE APRESENTAÇÃO DE PLANTAS DE IMÓVEIS

Eliminar a necessidade de os munícipes entregarem aos serviços de finanças as plantas de localização e implantação do prédio ou o alvará de loteamento para efeitos de avaliação dos imóveis, no momento de apresentação do modelo 1 de IMI.

A execução desta medida implica que seja a Câmara a enviar directamente essa informação aos serviços de finanças locais.

Prazo para conclusão: Junho 2011


C. M. Armamar, Lisboa, Oeiras, Olhão, Portalegre, Vila Franca de Xira


 

IS18 - SIMPLES EM PORTUGUÊS

Agregando as medidas do Simplex Nacional e do SimpLIS dedicadas à simplificação da linguagem administrativa, serão desenvolvidos guiões e manuais sobre as melhores práticas de simplificação da linguagem, de modo a que seja promovido o contacto com os cidadãos e se garanta maior transparência nos actos administrativos de atendimento ao público.

Prazo para conclusão: Junho 2011


C. M. Lisboa

 

IS19 - LOJA MÓVEL

Adoptar o conceito de ‘Loja do Cidadão Móvel’, em modo piloto, de forma a aproximar e articular a disponibilização conjunta de serviços da administração central e local junto dos cidadãos, levando-os à sua área de residência e a outros locais de interesse público como lares, misericórdias, hospitais e estabelecimentos prisionais.

Esta medida pretende criar as necessárias condições de igualdade junto dos cidadãos no acesso aos serviços públicos, quebrando barreiras de acessibilidade associadas a uma infra-estrutura de transportes ou rodoviária menos adequada.

Prazo para conclusão: Junho 2011

 

C. M. Albufeira, Baião, Palmela

 

IS20 - REUTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO PÚBLICA

Desenvolver um repositório de informação pública em formato aberto que ser possa ser reutilizada por cidadãos, empresas e centros de investigação. A referida informação terá como proveniência organismos da Administração Pública central e os serviços da própria C.M. de Lisboa, abrangendo domínios tão diversos como a saúde, os transportes ou a educação.

A informação disponibilizada assentará num portal público, pretendendo-se a sua consulta manual através de internet ou a possibilidade de integração automática com outros sistemas utilizando tecnologia standard de “web services”.

Prazo para conclusão: Junho 2011
  
C. M. Lisboa 
 
 
 
 
 

 








 
Ver Concelhos que já aderiram
Ver Programas e Balanços
Ver Adesão ao Programa
Ver Filme
Ver FAQ'a