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INOVAÇÃO NAS CANDIDATURAS À ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR
06.10.09
Apresentar uma candidatura à Acção Social do Ensino Superior é agora mais cómodo para o candidato e traz menos encargos para os serviços. Com a nova plataforma de candidaturas online, os 36 habituais comprovativos em papel, necessários para instruir o processo de candidatura, foram substituídos por apenas 3, agora entregues por via electrónica. O processo de candidatura é assim mais rápido, passando de 10,5h para 1,5h, e a comunicação da decisão deixa de demorar 4 meses para ser efectuada em apenas 1. E mais: o candidato é alertado, por SMS, da data prevista para o pagamento da bolsa, cujo prazo médio foi também reduzido de 40 para 20 dias. Também para os serviços as poupanças foram significativas. Deixaram de ser recebidos 1.422.987 documentos de instrução por ano, cujo custo administrativo superava 210.000€, e muitas horas foram poupadas na instrução e verificação manual dos processos. Tudo isto foi possível através da comunicação e recolha electrónica dos dados entre os serviços públicos, nomeadamente da segurança social e das finanças, necessária à averiguação da condição socioeconómica do candidato.
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FEIRA 'PORTUGAL TECNOLÓGICO' CHEGA EM OUTUBRO
06.10.09
A próxima edição da feira “Portugal Tecnológico” vai decorrer entre 7 e 10 de Outubro, na FIL – Parque das Nações. Esta mostra de tecnologias de informação procura retratar como a aposta na inovação e na tecnologia revolucionou a vida de cidadãos e empresas, destacando os projectos de carácter tecnológico que contribuem para o sucesso do país e das regiões. Previsto para uma área de cerca de 15.000 m2, o “Portugal Tecnológico 2009" apresentará as melhores soluções em áreas tão distintas como Energias Renováveis, Educação, Saúde, Comunicações, Transportes, Segurança ou Mobilidade, entre outras. Esta edição apresentará também pólos de competitividade e projectos de desenvolvimento regional de cariz tecnológico, bem como iniciativas de sucesso de cooperação entre empresas e universidades. Conte ainda com um conjunto de conferências, onde vão estar presentes reputados oradores nacionais e internacionais na área das tecnologias. O objectivo é promover e divulgar a tecnologia portuguesa, bem como reafirmar o papel de Portugal nas redes de excelência, provado pelo crescente número de grandes empresas internacionais que apostam no país. Este evento será também o palco para a apresentação do balanço do Plano Tecnológico Nacional e das transformações operadas pela implementação das suas medidas nos mais variados níveis da vida portuguesa.

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4 ANOS DE SIMPLEX EM RELATÓRIO
07.09.09
Os 4 anos de Simplex já se encontram documentados e podem ser consultados aqui. Neste documento, dá-se conta da estratégia seguida e das iniciativas concretizadas para responder aos desafios que a Administração pública do futuro enfrenta. O relatório 4 anos de Simplex é a documentação do caminho percorrido, ao longo desses anos, e o resultado de um trabalho que envolveu todo o Governo. Nele são abordados os seis instrumentos de mudança fundamentais que estão a preparar a Administração para os desafios deste novo século: os Programas Simplex e Simplex Autárquico; o novo modelo de prestação de serviços públicos; as infra-estruturas da Administração electrónica; o Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, como instrumento de uma estratégia comum de financiamento, e as redes de colaboração. O Relatório termina ainda com uma agenda de trabalhos para o futuro, com orientações e também com acções e medidas concretas.
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O SIMPLEX AUTÁRQUICO FAZ 1ºBALANÇO
07.09.09
Os resultados do primeiro Programa Simplex Autárquico assim como a edição do programa 2009/2010 foram tornados públicos no dia 7 de Setembro, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão de Portugal com a presença do Ministro da Presidência e da Secretária de Estado da Modernização Administrativa e a participação dos Municípios.
O primeiro balanço desta iniciativa terminou com 38 municípios, 124 medidas concluídas, 5 parcialmente concluídas e 20 não concluídas, o que corresponde a uma taxa de execução de 84,90%.
No Programa 2009/2010, assumem este compromisso 60 municípios com 289 medidas de simplificação e de melhoria da qualidade do atendimento. Destas, 258 são medidas municipais (assumidas individualmente pelos municípios); 22 são intermunicipais (dependem da articulação entre vários municípios) e 9 intersectoriais (dependem da colaboração entre a administração central e os municípios).


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