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I. Quais são os objectivos da Simplificação?

A simplificação tem por objectivo melhorar a relação dos cidadãos com os serviços públicos, reduzir os custos de contexto das empresas no seu relacionamento com estes serviços tornar a Administração pública mais eficiente e, assim, tornar Portugal mais competitivo.

A estratégia de simplificação pode ser concretizada através de alguns objectivos genéricos:

  • Diminuir o número de atendimentos presenciais
  • Reduzir tempos de espera
  • Minimizar o número de interacções relacionadas com mesmo processo
  • Prestar serviços na hora
  • Dar mais e melhor acesso à informação

II. O que são Medidas Simplex?

Uma medida de simplificação deve assentar na análise das várias actividade de um processo e ter como objectivo modificá-las, de tal forma que sejam reduzidos os custos de contexto para as empresas e/ou os encargos administrativos para os cidadãos.

III. Que soluções existem?

Podemos enunciar alguns exemplos de práticas que concretizam os objectivos de simplificação:

  • Eliminar ou fundir formulários
  • Prestar serviços em balcão único - integração de serviços
  • Criar canais alternativos para alguns passos do processo (obter informação, submeter documentos, consulta do processo, pagamento...)
  • Criar interlocutores únicos
  • Segmentar processos em função do menor grau de risco ou de complexidade
  • Simplificar a legislação
  • Desmaterializar passos ou todo um processo
  • Eliminar a duplicação de pedidos de informação e controlo

IV. Que situações podem construir oportunidades para simplificar?

Situação Oportunidade

É obrigatório o preenchimento de vários formulários, nos quais se repete alguma informação já anteriormente pedida

  • Eliminar ou fundir formulários;
  • Obter informação a partir de processos anteriores;

É pedida informação já disponível
em outros serviços públicos ou a
sua comprovação através de
certidões

  • Obter informação já disponível em outros serviços da Administração Pública em vez de a pedir de novo ao cidadão
  • Criar certidões permanentes on line ou facilitar a partilha de informação entre serviços (respeitando a protecção de dados pessoais)

É exigida a entrega de várias cópias
de documentação

  • Eliminar pedido de cópias, executando-as no balcão receptor

Há dificuldades na partilha de
informação entre serviços e na
articulação dos procedimentos

  • Estabelecer interfaces electrónicas de transmissão de informação
  • Disponibilizar o acesso às aplicações informáticas por parte de outros serviços
  • Criar bases de dados partilhadas de conhecimento

É prestada informação insuficiente
aos utentes ou potenciais utentes de
uma determinada actividade
administrativa

  • Consolidar e clarificar informação
  • Disponibilizar informação no canal web

São necessárias várias deslocações a
diferentes serviços ou ao mesmo
serviço para completar um
determinado processo (ex. obter
uma licença ou renovar a carta de
condução)

  • Integrar o processo num único balcão ou criar interlocutores únicos
  • Estabelecer procedimentos de transmissão de informação
    entre serviços
  • Criar um canal alternativo para alguns passos do processo (i.e. telefone para informações, web para entrega de
    formulários)

É exigido o pagamento de vários
encargos em diferentes momentos
do mesmo processo implicando
várias deslocações

  • Eliminar guias de pagamento
  • Permitir pagamento por transferência bancária
  • Permitir diversos pagamentos num mesmo acto

Há um elevado número de
requerimentos mal preenchidos ou
de processos deficientemente
instruídos

  • Publicitar requerimentos preenchidos para ajuda
  • Elaborar guias de ajuda passo a passo

O tempo necessário para completar
um processo é demasiado longo face
à importância do processo ou ao
ritmo que é aconselhável imprimir à
actividade económica em questão

  • Segmentar os processos em função do menor grau de risco ou de complexidade
  • Eliminar licenças e autorizações que sejam desnecessárias nas situações de menor grau de risco ou de menor complexidade
  • Substituir licenças e autorizações prévias por obrigações de notificação e sistemas de certificação
  • Permitir o acompanhamento do processo e criar canais alternativos de contacto

Não estão definidos prazos limite
para uma resposta dos serviços
públicos ou não são cumpridos os
prazos fixados

  • Estabelecer prazos de resposta
  • Estabelecer prioridades de resposta no caso de impossibilidade de cumprimento de todos os prazos
  • Definir tipos de respostas mínimas no caso de incumprimento de prazos
  • Publicitar as prioridades e os tipos de respostas mínimas

Há um acréscimo elevado mas meramente conjuntural nos processos relativos a uma dada actividade administrativa (ex. para obter uma licença)

  • Estabelecer protocolos com outros serviços públicos para obter recursos adicionais ou para subcontratar parte da
    actividade