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SIMPLIFICAÇÃO PREVENTIVA

SIMPLIFICAÇÃO CORRECTIVA

ANEXO - TESTE SIMPLEX

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Programa 2006

Simplificação Correctiva

UM PROGRAMA EM VÁRIAS FRENTES

Os instrumentos que conduzem à simplificação podem ser de diferente natureza. A desregulamentação é o mais radical de todos eles. Mas não é o único, nem necessariamente o mais aconselhado. Significativamente, os programas congéneres ao Simplex, em curso noutros países e recomendados por organização internacionais, particularmente pela União Europeia e pela OCDE, são genericamente conhecidos como iniciativas para a “Better Regulation” e não para a “deregulation”.


A simplificação pode assim resultar de múltiplos factores, designadamente, da facilitação do acesso a serviços e informações, da supressão de procedimentos redundantes e obsoletos, da desmaterialização de procedimentos e da sua disponibilização em outros canais de atendimento, como a voz e da harmonização e consolidação legislativa de regimes jurídicos.


Agregámos o conjunto de 333 iniciativas para o ano 2006 em seis vertentes ou grupos, considerando o seu objectivo principal.


I. Eliminação de certidões
Reforço dos canais de comunicação dentro da Administração e de partilha da informação pública, no respeito dos direitos dos cidadãos, nomeadamente em matéria de protecção de dados pessoais.
II. Eliminação do papel/desmaterialização
Aproveitamento das facilidades oferecidas pelas tecnologias da informação e da comunicação para eliminar os antigos circuitos do papel, facilitando o acesso e diminuindo os custos de gestão.
III. Simplificação/Desburocratização
Combate à complexidade dos processos, fazendo a sua reengenharia, reduzindo o volume dos documentos e a rigidez das práticas administrativas.
IV. Desregulamentação
Eliminação dos controlos e dos constrangimentos prévios, desnecessários ou desproporcionados, desenvolvendo o princípio da confiança e da responsabilização.
V. Facilitação do acesso aos serviços públicos
Articulação dos diferentes organismos públicos que actuam no âmbito do mesmo procedimento, numa lógica de integração de serviços e de partilha da informação.
VI. Harmonização e consolidação de regimes jurídicos
Melhoria do acesso e da compreensibilidade das leis e regulamen-
tos, reduzindo custos de interacção com os cidadãos e as empresas
e no interior da própria Administração.
 

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Programa 2006