Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

SÍNTESE EXECUTIVA

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

MEDIDAS EM DESTAQUE

A SIMPLIFICAÇÃO CONTINUA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório Consulta Pública 2008
Ler Programa 2008
Ler Balanço 2008
Programas

Programa 2008

Compromisso

Empresas

BLOCO I criar empresas

licenciar, credenciar, registar, autorizar

iniciar actividades
MEDIDA DATA / RESP.
M001

Licenciamento industrial on-line

Desmaterializar o novo processo de licenciamento industrial, de forma a permitir o seu início e acompanhamento on-line no Portal da Empresa.

• Acompanhar os grupos técnicos para a elaboração e divulgação de manuais de procedimentos;

• Monitorizar resultados.

Dezembro 

MP, MEI, MAOTDR

M002

Licenciamento de empreendimentos turísticos on-line

Desmaterializar o novo processo de licenciamento de empreendimentos turísticos, de forma a permitir o seu início e acompanhamento on-line nos Portais do Turismo e da Empresa.

• Elaborar e divulgar manuais de procedimentos;

• Realizar acções de formação;

• Monitorizar resultados.

Novembro

MEI, MP, MAOTDR

M003

Empresas de animação turística

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento de empresas de animação turística. A medida será concretizada, entre outras, através das seguintes acções:

• eliminação de vistorias obrigatórias;

• eliminação de situações de duplo licenciamento (caso dos operadores marítimo turísticos / empresas de animação turística);

• desmaterialização de procedimentos com criação de canais web, via Portal da Empresa, para comunicação entre o Turismo de Portugal, I.P. e as entidades requerentes;

• revisão do quadro normativo aplicável para adequação às soluções preconizadas.

Setembro

MEI

M004

Empresas de rent-a-car

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento das empresas de rent-a-car. A medida será concretizada, entre outras, através das seguintes acções:

• eliminação de vistorias obrigatórias, quando se trate de instalações já licenciadas;

• desmaterialização de procedimentos com criação de canais web, via Portal da Empresa, para comunicação entre o Turismo de Portugal, I.P. e as entidades requerentes;

• revisão do quadro normativo aplicável para adequação às soluções preconizadas

Junho 

MEI

M005

Licenciamento de pontos de recepção para as energias renováveis  

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento e no procedimento de atribuição de pontos de recepção para as energias renováveis. Evitar a necessidade de revisão dos Planos Directores Municipais (PDM) para instalação de renováveis.

• Criar um mecanismo de aprovação ágil e eficaz para estes projectos;

• Agilizar os procedimentos de compatibilização dos PDM com os projectos relativos às energias renováveis, inexistentes no momento de elaboração dos PDM;

• Adequar o regime de acesso à actividade aos diferentes tipos de energias renováveis - não limitando a 3 períodos anuais o acesso às energias renováveis cuja limitação não seja económica ou técnica, mas sim relativa à disponibilidade e acesso ao recurso (ex. hídrica, biogás, geotermia...);

• Estabelecer um regime concursal simplificado para as restantes fontes;

• Criar o sistema de garantias de origem, previsto na Estratégia Nacional para a Energia.

Junho

MEI, MAOTDR



Simplex 2007
M006

Licenciamento de Áreas de Localização Empresarial

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento das áreas de localização empresarial, tendo em vista os seguintes objectivos:

• melhoria da atractividade das áreas de localização empresarial (ALE);

• conciliação da defesa do ordenamento do território com a criação de condições que promovam a produtividade e a competitividade das empresas;

• clarificação e simplificação dos termos de referência aplicáveis ao licenciamento das ALE e das respectivas sociedades gestoras.

Junho 

MEI, MAOTDR

M007

Carregamento do catálogo das licenças e autorizações prévias

Inventariar todas as licenças, autorizações prévias emitidas no âmbito do Ministério da Economia e da Inovação e necessárias para o exercício de actividades, para efeito de integração no catálogo das licenças, autorizações prévias e outros condicionamentos administrativos similares.

Desmaterializar procedimentos e criar formulários transaccionais, em pelo menos 10% dos casos.

Setembro 

MEI, MP

M008

Licenciamento de motores

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar procedimentos no âmbito dos processos de licenciamento de grandes motores e turbinas.

Junho 
MEI

M009

Dispensa de declaração de início/alteração de actividade para efeitos de cadastro comercial

Dispensar as empresas da apresentação de declaração de início ou alteração de actividade à Direcção Geral das Actividades Económicas (DGAE) para registo no Cadastro Comercial, visto que a informação já está disponível em outro serviço público; (Direcção Geral das Contribuições e Impostos - DGCI); Estudar as condições técnicas e legislativas visando a eventual implementação da comunicação, informática e automática, entre a DGCI e DGAE, relativamente ao início/alteração/cessação da actividade comercial.

Novembro 
MEI, MFAP

Consulta Pública
M010

Títulos habilitantes de actividades reguladas pelo INCI

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar o alvará, o título de registo, a licença de mediação imobiliária e o cartão do angariador imobiliário, tornando-se obrigatória a consulta dos títulos habilitantes no Portal do InCI, (Instituto da Construção e do Imobiliário).

Novembro 
MOPTC

M011

Pedido de alvará de empresas de construção civil na Hora

Criar mecanismos que possibilitem a instrução do pedido de alvará e a emissão da guia referente à taxa aplicável, na hora, de forma gradual tendo em conta as diferentes classes.

Assegurar mecanismos de transferência electrónica ou partilha de dados entre InCI, e IRN, Segurança Social, Finanças, Justiça e Ordens Profissionais.

Novembro 
MOPTC, MJ, MTSS, MFAP

M012

Certificado de capacidade profissional na hora, nos locias de exame

Possibilitar a emissão e a entrega do certificado profissional do gerente director e de administrador de empresas de transporte público de passageiros e de mercadorias no local de exame.

Pretende-se reduzir o tempo necessário para a emissão do certificado de aptidão profissional.

Novembro 
MOPTC

M013

Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de motoristas de táxi

Possibilitar a entrega ao balcão dos Serviços Regionais do IMTT dos pedidos de CAP (necessário para o exercício da profissão de motorista). Pretende-se simplificar o procedimento necessário para o pedido e emissão do CAP, reduzir o tempo necessário para a sua emissão e reduzir a probabilidade ocorrência de erros no seu processamento.

Novembro
MOPTC

M014

Credenciação de entidades formadoras da Náutica de Recreio

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar procedimentos de credenciação de entidades formadoras da náutica de recreio tornando o processo mais rápido e eficiente.

• Desenvolver um sistema que permita às entidades formadoras em funcionamento (70 escolas) solicitar e efectuar a renovação ou alteração da sua credenciação como entidade formadora da náutica de recreio, via Internet.

• Interagir com o sistema actualmente existente de marcação de exames de navegador de recreio, também feito via Internet;

• Criar mecanismos de acompanhamento on-line dos processos.

Outubro  
MOPTC

M015

Pedidos de licenciamento radioeléctrico temporários

Disponibilizar meios que permitam solicitar pedidos de licenciamento radioeléctrico, por via electrónica através da Internet.

Promover a melhoria dos serviços prestados, nomeadamente através da redução em 15% o tempo de execução do pedido.

Novembro
MOPTC

M016

Licenciamento de instalações dos centros escolares

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento das instalações de centros escolares que integrem a educação pré-escolar e o ensino básico, no âmbito do ensino público.

Maio 
ME   

M017

Licenciamento de instalações de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento das instalações dos estabelecimentos de educação pré-escolar, no âmbito do ensino particular e cooperativo.

Maio 
ME

M018

Licenciamento de Unidades Prestadoras de Cuidados de Saúde

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar o processo de licenciamento de unidades públicas e privadas prestadoras de cuidados de saúde. Alteração do paradigma do licenciador de "Estado Condicionador" para "Estado Regulador".

Preparação de um novo regime legal de enquadramento da actividade privada na área da saúde.

Setembro 
MS

M019

Licenciamento de Farmácias e de locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica

Criar no sítio internet do INFARMED um espaço de relacionamento com Farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, com as seguintes funcionalidades:

• Disponibilização de formulários electrónicos relativos ao licenciamento;

• Apresentação de reclamações pelos clientes via electrónica.

Julho 
MS

M020

Sítio da Internet do Gabinete Nacional de Segurança 

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de credenciação de segurança para o exercício de todas as actividades que o exijam.

Disponibilizar os formulários electrónicos necessários para requerer a credenciação no Portal da Empresa e no sítio Internet do Gabinete Nacional de Segurança a criar.

Maio 
MP

M021

Explosivos - simplificação de procedimentos e das formas de controlo

Simplificar processos, procedimentos e formas de controlo no âmbito da execução das "Acções para Melhoria da Segurança de Explosivos", com base no trabalho de uma comissão conjunta MAI/MEI.

Desmaterializar os processos de certificação e licenciamento da actividade, com eliminação de documentos e circuitos, reaproveitamento de dados e automatização de procedimentos.

Outubro
MAI, MEI 

Simplex 2007
M022

Segurança Privada - Sistema on-line

Melhorar as funcionalidades e simplificar os processos atinentes à segurança privada.

• Disponibilizar mais formulários electrónicos.

• Permitir aos utilizadores externos certificados, incluindo as empresas, a submissão electrónica de requerimentos de alvarás e licenças de actividade, de modelos de uniforme, de registo de vigilantes, de centros formativos e de acções formativas.

• Assegurar a possibilidade do pagamento via multibanco de taxas devidas.

Outubro 
MAI

Simplex 2007
M023

Governos Civis - serviços electrónicos

Assegurar novos serviços aos cidadãos e às empresas, especialmente:

• preenchimento e entrega electrónica de formulários para os quais se possa dispensar a entrega presencial, designadamente registo de alarmes, associações, autorizações de concursos publicitários, jogos de fortuna e azar;

• agilização dos procedimentos de comunicação, via electrónica, entre os Governos Civis e as Autarquias Locais em matéria de alvarás e licenciamentos;

• notificação ou comunicação electrónica de decisões;

• Pagamentos por Multibanco de multas e outros serviços.

Agosto 
MAI 

Consulta Pública

Simplex 2007
M024

Licenciamento de instalações desportivas

Simplificar e reduzir encargos administrativos no processo de licenciamento das instalações desportivas, em articulação com a medida seguinte.

Elaborar o Regulamento das Condições Técnicas Gerais e de Segurança das Infra-estruturas Desportivas Artificiais, previsto no Decreto-Lei n.º 317/97, de 25 de Novembro;

Elaborar e disponibilizar on-line documentação técnica de suporte à programação e elaboração dos projectos sobre infra-estruturas desportivas.

Dezembro
MP, MAOTDR

M025

Pareceres prévios das CCDR no âmbito de processos de licenciamento

Eliminar os seguintes pareceres prévios das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), emitidos no âmbito de processos de licenciamento:

• Autorização prévia de localização de instalações desportivas

Isentar a entidade promotora ou licenciadora de solicitar à CCDR autorização prévia de localização de instalações desportivas de base formativa; especializadas e instalações especiais para o espectáculo desportivo, situadas em área não abrangida por plano de urbanização (PU), plano de pormenor (PP) ou alvará de loteamento.

• Autorização prévia de localização de recintos com diversões aquáticas

Isentar a entidade promotora ou licenciadora de solicitar à CCDR autorização prévia de localização para instalação de recintos com diversões aquáticas quando situados em área não abrangida por PU, PP ou alvará de loteamento.

• Construções ou reconstruções em zonas de protecção de edifícios classificados

Isentar a entidade promotora ou licenciadora de consultar as CCDR sobre as construções ou reconstruções em zonas de protecção de edifícios classificados.

Junho 
MAOTDR

M026

Pagamento de licenças emitidas pelo MAOTDR

• Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar procedimentos de pagamento de licenças emitidas pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional (MAOTDR).

• Criar um sistema de pagamento das licenças através da rede Multibanco.

• Eliminar a necessidade dos requerentes levantarem presencialmente as licenças, para efeitos de pagamento do imposto de selo.

• Estudar a possibilidade de incluir o imposto de selo no valor total da licença.

Novembro
MAOTDR, MFAP

M027

Revisão do regime jurídico de prevenção e controlo integrados da poluição (PCIP)

Actualizar o regime PCIP por forma a adequar e tornar mais célere o procedimento de licença ambiental nele previsto, harmonizando-o com outros regimes jurídicos que prevêem, igualmente, procedimentos de licenciamento ou autorização de instalações, designadamente, o regime de exercício da actividade industrial (REAI), num esforço de simplificação legislativa e administrativa com vista à obtenção de ganhos de eficiência.

Junho 

MAOTDR

Simplex 2007
M028

Simplificação procedimental em sede de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

Simplificar processos, harmonizar e agilizar procedimentos em sede de AIA, designadamente: Aprovação do Regulamento das Comissões de Avaliação (CA's), visando o estabelecimento de regras que assegurem a uniformização de procedimentos;

• Aprovação de guias sectoriais por tipologias de projectos, dirigidos a determinadas tipologias de projectos que servirão de apoio à elaboração dos estudos de impacte ambiental (EIA) e, também, como documentos de suporte à própria avaliação dos projectos;

• Aprovação da lista para a análise de conformidade, constituída por uma listagem de requisitos mínimos, considerados como fundamentais para ser dada conformidade a qualquer projecto sujeito a AIA. Os guias sectoriais, referidos no ponto anterior, contemplam também um anexo e/ou capítulo relativo à fase de conformidade e a requisitos específicos para a tipologia de projecto em causa;

• Simplificação e uniformização das Declarações de Impacte Ambiental (DIA), por via da elaboração de uma lista de medidas de minimização genéricas para a fase de obra que constituem boas práticas aplicáveis a qualquer projecto e que se pretende que seja divulgada entre as várias Autoridades de AIA, bem como ao público em geral (nomeadamente através do site da Agência Portuguesa do Ambiente), de forma a que nas DIA se possa fazer remissão para a referida lista, evitando a discriminação exaustiva de todas as medidas.

• Também os guias sectoriais já mencionados incluirão um anexo com medidas de minimização tipo (quer para a fase de construção, quer para a fase de exploração), para o qual se pretende que as DIA remetam.

Junho

MAOTDR

Simplex 2007
M029

Registo dos órgãos da comunicação social pela ERC

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar procedimentos de registo dos operadores radiofónicos e dos operadores de televisão, junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC):

a) Registo oficioso

Prever o registo oficioso dos operadores radiofónicos e dos operadores de televisão, uma vez que o exercício da actividade de rádio ou televisão desenvolvida pelos operadores está dependente da atribuição de título habilitante pela ERC:

• a oficiosidade do registo deve abranger os averbamentos decorrentes de alterações autorizadas pela ERC;

• o registo dos operadores radiofónicos e de televisão será oficiosamente promovido pela ERC após a concessão do título habilitante.

b) Prova de regularidade das publicações periódicas 

O procedimento previsto na lei para prova da regularidade da publicação não é eficaz, nem viável do ponto de vista logístico. Com esta medida pretende-se:

• eliminar a prova de regularidade da publicação das publicações periódicas, ficando as entidades proprietárias desobrigadas de entregar na ERC, até ao mês de Março de cada ano, o último exemplar publicado no ano anterior;

• integrar no âmbito das competências da ERC a fiscalização do cumprimento da obrigatoriedade da publicação.

Setembro

MAP

M030

Guia de apoio à criação de microempresas em zonas rurais

Disponibilizar aos agentes rurais informação relativa à legislação e a todos os procedimentos necessários para criar a sua própria microempresa.

Com esta medida pretende-se:

• disponibilizar na página Internet da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (www.dgadr.pt) um manual e guia para consulta;

• Compilar legislação e simplificar o atendimento.

Junho

MADRP

M031

Processos relativos à acreditação de bens e de fornecedores das Forças Armadas

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar processo de catalogação de bens utilizados pelas Forças Armadas nacionais e estrangeiras; de atribuição de Código de Organização (CORGs) a fornecedores de bens e/ou serviços das Forças Armadas nacionais e estrangeiras e colocação em rede dos stakeholders deste processo:

• Disponibilizar formulário transaccional no sitio Internet do Ministério da Defesa Nacional, relativo à atribuição de Códigos de Organização;

• Concluir e aplicar a nova aplicação informática de gestão dos dados de catalogação SPCAT-II;

• Criar uma aplicação informática única de gestão de catalogação técnico-logística CNC/SECAs dos Ramos das Forças Armadas / SIG - DN.

Setembro

MDN

M032

Actividade de avaliação da conformidade no âmbito de contratos entre o MDN e empresas

Regulamentar e simplificar a actividade de avaliação da conformidade de contratos com empresas que desenvolvam actividades de defesa, no âmbito de:

• Sistemas de gestão da qualidade, produtos e/ou serviços, no quadro de contratos militares estabelecidos entre um país ou agência da "Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN" e uma empresa portuguesa;

• Sistemas de gestão da qualidade segundo as normas AQAP ("Allied Quality Assurance Publications") da "Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN" quando solicitado por uma empresa portuguesa que pretenda desenvolver a sua actividade no âmbito da defesa.

Dezembro

MDN

M033

Processos relativos à adopção e utilização de normas e/ou Publicações Aliadas

Simplificar e desmaterializar o processo de ratificação e/ou implementação de normas STANAGs (normas que definem procedimentos de natureza administrativa, operacional e técnica utilizadas quer pela OTAN, quer pelos seus países membros aquando da definição de requisitos contratuais de fornecimento de bens e/ou serviços e pelas empresas na concepção, desenvolvimento, produção, inspecção e teste de produtos e/ou prestação de serviços contratualizados com estas entidade), e da aprovação de Publicações Aliadas (APs); da gestão deste acervo normativo; e do acesso, consulta e aquisição pelos diferentes stakeholders - Forças Armadas e organismos e serviços centrais do MDN (OSCs), outros Ministérios, Empresas e público em geral - destas normas e/ou publicações.

Dezembro 

MDN 

Simplex 2007  Conclusão ou consolidação e desenvolvimento de Medida Simplex’07.



Simplex 2007  Incorpora sugestão ou nova medida, resultante da integração de sugestão ou sugestões da consulta pública.

Descarregar Programa 2008 em formado PDF
Programa 2008

 BLOCO I

 BLOCO II

 BLOCO III

 BLOCO IV