Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

A SIMPLIFICAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório da Consulta Pública 2007
Ler Programa 2007
Ler Balanço 2007
Programas

Programa 2007

Programa em Detalhe

I. CIDADÃOS

2. INVESTIGAR E ENSINAR


MEDIDA DATA / RESP.
M005 Simplificar o acesso a informação sobre competências científicas e tecnológicas nacionais

Disponibilizar, de uma forma integrada, informação sobre competências científicas e tecnológicas nacionais, designadamente sobre instituições, pessoas, projectos, redes, colaborações nacionais e internacionais, patentes, doutoramentos, programas de formação e outras. Será ainda desenvolvida uma base de dados dos doutoramentos registados ou em preparação e criado um arquivo on-line de todas as teses.
Outubro

MCTES
M006 Simplificar os mecanismos de mobilidade nacional e internacional de estudantes e diplomados do ensino superior

Desenvolver um sistema simples e desburocratizado de mobilidade nacional e internacional de estudantes e diplomados do ensino superior, com base em quatro acções distintas mas complementares: (1) Facilitação da entrada em Portugal de estudantes do ensino superior, para continuação dos seus estudos, com reconhecimento rápido e objectivo das suas formações escolares e profissionais adquiridas; (2) Criação de um regime simplificado de reinscrição, no mesmo ou em outro estabelecimento de ensino, com creditação de formações escolares e profissionais adquiridas; (3) Flexibilização do percurso académico dos estudantes do Ensino Superior, que poderão acrescentar ao seu currículo escolar a inscrição em unidades curriculares diversas, da mesma ou de outras instituições; (4) Simplificação do sistema de reconhecimento de graus estrangeiros em Portugal, incluindo os diversos ciclos de estudos (licenciatura, mestrado e doutoramento), a partir do mecanismo já existente para o grau de doutor, designadamente (i) agilizando o procedimento de fixação do elenco de graus a que se aplica; (ii) alargando o mecanismo aos graus de licenciado e de mestre; (iii) e incluindo, para estes graus, um procedimento de conversão automático de classificações

As três primeiras acções destinam-se aos estudantes do ensino superior e todos os processos de reconhecimento e creditação deverão seguir o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS). A quarta acção destina-se a diplomados no estrangeiro com grau de licenciado, mestre ou doutor.
Abril

MCTES
M007 Flexibilização da mobilidade temporária de docentes e investigadores

Facilitar a mobilidade temporária de docentes e investigadores, designadamente através da sua requisição de instituições de ensino superior ou outras instituições públicas, para entidades privadas com actividade relevante de natureza científica e tecnológica. Visa ainda a mobilidade de empresas, instituições privadas sem fins lucrativos e entidades públicas para instituições de ensino superior e instituições de ciência e tecnologia públicas ou de utilidade pública.
Maio

MCTES
M008 Licença sabática

Reduzir para 60 dias o tempo de execução do processo de licença sabática de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.Simplificar e desmaterializar o processo de candidatura, o respectivo tratamento e análise, promovendo a intervenção dos diferentes serviços do Ministério da Educação, via Internet.
Junho

ME
M009 Equiparação a bolseiro

Reduzir para 60 dias o tempo de execução do processo de equiparação a bolseiro de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.Simplificar e desmaterializar o processo de candidatura, o respectivo tratamento e análise, promovendo a intervenção de outros Serviços do Ministério da Educação, via Internet.
Junho

ME
M010 Acumulação de funções

Simplificar os processos relativos aos pedidos de acumulações de funções de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Desmaterializar os requerimentos anuais de pedido de acumulação de funções pelo pessoal docente, através do desenvolvimento de uma aplicação on-line.
Abril

ME

Descarregar Programa 2007 em formado PDF
Programa 2007

 1. ESTUDAR E APREND…

 2. INVESTIGAR E ENS…

 3. CULTURA E CONHEC…

 4. EMPREGAR E TRABA…

 5. CONSULTA E CIRUR…

 6. PRESTAÇÕES SOCIA…

 7. ORDENAR O TERRIT…

 8. SIMPLIFICAR O REG…

 9. GARANTIR A SEGURANÇA

 10. GARANTIR E FACIL…

 11. IMIGRAR E EMIGRA…

 12. VIAJAR EM TRANSP…

 13. CONDUZIR AUTOMÓVEL

 14. PARTILHAR E FACIL…

 15. PROMOVER A TRANSP…

 16. FACILITAR OS PAGA…

 17. ÓGÃOS DE SOBERANIA