Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

A SIMPLIFICAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório da Consulta Pública 2007
Ler Programa 2007
Ler Balanço 2007
Programas

Programa 2007

Programa em Detalhe

I. CIDADÃOS

9. GARANTIR A SEGURANÇA


MEDIDA DATA / RESP.
M080 Queixas electrónicas às forças de segurança

Criar um balcão único virtual para atendimento e apresentação de queixas, peça central de um portal de segurança, capaz de facultar aos cidadãos o acesso de forma integrada a toda a informação relevante para protecção contra atentados à segurança, bem como às aplicações e microsítios disponibilizados para a protecção de vítimas de crimes.
Dezembro

MAI

M081 Verão Seguro - Chave Directa

Disponibilizar on-line a inscrição no programa Verão Seguro, através de microsítios da PSP e GNR, para protecção da residência durante aquela época, no período de ausência do requerente, a par da disponibilização de informação vital sobre medidas de protecção passiva e caixa postal electrónica de contacto.
Maio

MAI

M082 E-Policing: Perdidos & Achados on-line

Facilitar o acesso e a comunicação dos cidadãos à PSP e à GNR via novas tecnologias de informação, colocando em funcionamento permanente um sistema on-line de registo de objectos perdidos e achados entregues nas Forças de Segurança.
Dezembro

MAI

M083 Via Verde para portadores de passaporte electrónico e de leitura óptica

Assegurar no quadro do programa de segurança digital as soluções tecnológicas e organizativas que permitam a criação de uma via verde para passagem de fronteiras aéreas e marítimas de portadores de passaporte electrónico ou outros passageiros credenciados para uso de postos de passagem electrónicos.

Criar mecanismos de previsão de movimentos e simplificar e desmaterializar procedimentos, melhorando, a final, a qualidade de atendimento ao cidadão.

Com base no uso do novo sistema de controlo electrónico de fronteiras e do sistema de informação antecipada de movimento de passageiros, eliminar o registo em papel do embarque/desembarque desde que o cidadão disponha de passaporte electrónico ou de leitura óptica.
Julho

MAI

M084 Eliminação de duplicações no registo de vistos

Registo directo no sistema de informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) dos vistos concedidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, eliminando-se a duplicação de trabalho decorrente do registo no SEF dos dados individuais do cidadão estrangeiro e aumentando significativamente a segurança na respectiva identificação.
Março

MAI

M085 Sistema Nacional de Recenseamento e Cadastro de Bombeiros

Criar e desenvolver o "Sistema Nacional de Recenseamento e Cadastro de Bombeiros", constituído por:

• Registo das Associações Humanitárias de Bombeiros e de outras entidades detentoras de corpos de bombeiros;

• Sistema informático para o recenseamento nacional dos bombeiros portugueses incorporando: o registo do quadro activo, de reserva e de honra de cada corpo de bombeiros; os processos individuais dos bombeiros e um sistema de emissão automática de cartões de identidade.
Dezembro

MAI

M086 Sistema de Informação e Gestão de Armas e Explosivos

Criar um suporte informático avançado - Sistema de Informação e Gestão de Armas e Explosivos (SIGAE) - que permita a desmaterialização de todas as peças documentais necessárias, bem como dos processos de decisão atinentes aos procedimentos de autorização e licenciamento previstos na legislação vigente e à comunicação dos dados necessários à personalização e expedição dos títulos a emitir.
Dezembro

MAI

M087 Requerimentos no âmbito da Lei das Armas

Disponibilizar, através da Internet, todos os formulários e impressos necessários para efectuar os pedidos e requerimentos previstos na Lei das Armas.
Dezembro

MAI

M088 Explosivos (quadro legal)

Simplificar e actualizar o quadro legal aplicável aos explosivos, eliminando mecanismos anquilosados de controlo, abrindo caminho ao uso intensivo de novas tecnologias de segurança digital e à parceria entre o Estado e os protagonistas do sector para uso de novas fórmulas de gestão de riscos e prevenção de disfunções.
Dezembro

MAI

Descarregar Programa 2007 em formado PDF
Programa 2007

 1. ESTUDAR E APREND…

 2. INVESTIGAR E ENS…

 3. CULTURA E CONHEC…

 4. EMPREGAR E TRABA…

 5. CONSULTA E CIRUR…

 6. PRESTAÇÕES SOCIA…

 7. ORDENAR O TERRIT…

 8. SIMPLIFICAR O REG…

 9. GARANTIR A SEGURANÇA

 10. GARANTIR E FACIL…

 11. IMIGRAR E EMIGRA…

 12. VIAJAR EM TRANSP…

 13. CONDUZIR AUTOMÓVEL

 14. PARTILHAR E FACIL…

 15. PROMOVER A TRANSP…

 16. FACILITAR OS PAGA…

 17. ÓGÃOS DE SOBERANIA