Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

A SIMPLIFICAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório da Consulta Pública 2007
Ler Programa 2007
Ler Balanço 2007
Programas

Programa 2007

Programa em Detalhe

I. CIDADÃOS

3. Cultura e Conhecimento


MEDIDA DATA / RESP.
M011 Portal da Cultura

Agregar informação e disponibilizar serviços actualmente dispersos, das entidades públicas e privadas que possuam relevância em termos culturais: museus, bibliotecas, organismos de produção artística, fundações, associações, entre outros.

Assegurar o acesso electrónico à informação sobre o património cultural e linguístico português.

Dar visibilidade aos directórios culturais existentes - em especial aos de cariz regional, desenvolvidos pelas delegações regionais da cultura.
Novembro MC
M012 Pedidos de Serviço via Internet

Aumentar a oferta de serviços oferecidos pelo Portal do Cidadão, com a integração dos Arquivos Distritais no leque de destinatários de pedidos de certidão on-line
Dezembro

MC
M013 Sala de referência virtual

Proceder à conversão para formato electrónico de catálogos e inventários que actualmente existem apenas em suporte papel e nas instalações do IAN/TT e, simultaneamente, agilizar o processo de descrição arquivística com vista a uma mais rápida disponibilização na web de novos registos de descrição.
Dezembro

MC
M014 Partituras e excertos de peças musicais on-line

Disponibilização on-line de partituras e de excertos musicais de autores portugueses que sejam do domínio público, com salvaguarda dos direitos de autor e conexos, permitindo o acesso rápido e simplificado ao património musical por parte de instituições de programação, intérpretes e público em geral.
Novembro

MC
M015 Centros de informação digital dos organismos de produção artística (Teatros Nacionais, Companhia Nacional de Bailado)

Assegurar a conservação da memória dos organismos de produção artística (Teatros Nacionais, Companhia Nacional de Bailado), através de um arquivo digital que, com salvaguardada dos competentes direitos de autor e direitos conexos, apresente, de forma organizada e relacionada, o núcleo documental que inclui livros, programas, materiais promocionais, registos áudio e vídeo, desenhos de figurinos e adereços, projectos de cenários, dossiers fotográficos, textos cénicos, programação de equipamentos e outros documentos que resultam da execução dos espectáculos.
Dezembro

MC
M016 Registo das empresas cinematográficas e audiovisuais

Criar condições para criar e manter actualizado o registo de empresas cinematográficas e audiovisuais regularmente constituídas, legalmente obrigatório para todas as pessoas singulares ou colectivas que tenham por actividade comercial a produção, a distribuição e a exibição, bem como os laboratórios e estúdios de rodagem, dobragem e legendagem e as empresas de equipamento e meios técnicos. A recolha dos elementos necessários a este registo será executada de forma simples, ficando os mesmos desde logo arquivados de forma electrónica e integrados com o sistema interno de gestão de actividade do ICAM (e-Sig). Está prevista a existência de mecanismos de controlo e validação da qualidade da informação, bem como de comunicação com as empresas cinematográficas e audiovisuais do status de recepção dos elementos constantes do registo. Com esta comunicação são as mesmas informadas de eventuais anomalias e/ou necessidade de informação/documentação complementar.
Fevereiro

MC
M017 Acessibilidade pública on-line aos serviços prestados pelo IPPAR

Simplificação dos procedimentos relacionados com as áreas da competência do IPPAR, tais como pedidos de licenciamentos diversos, pedidos de classificação e desclassificação de imóveis, marcação de visitas aos serviços dependentes (Imóveis classificados como Património Mundial pela UNESCO) tendo em vista o encurtamento dos prazos de resposta e a diminuição de custos administrativos, quer para o IPPAR, quer em especial para os cidadãos e empresas.
Novembro

MC

M018 PORBASE virtual

Automatizar o processo de envio de registos bibliográficos das bibliotecas cooperantes para a Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE).
Setembro

MC

M019 Sistema de Gestão da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Desenvolver o "Sistema de Gestão da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas" (SGRNBP) de forma a poder suportar múltiplos projectos por entidade (autarquias ou outras) e a respectiva gestão do fluxo da informação.  

Incluir novas funcionalidades para a gestão de processos de candidatura de municípios das Regiões Autónomas.

Incluir novas funcionalidades para apuramento estatístico das actividades e investimentos na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Integrar-se com o "Sistema de Informação do Instituto Português do Livro e da Leitura" (IPLB), com a Intranet do IPLB e com o sítio Internet do IPLB.
Novembro

MC

M020 Balcão de serviços do IPLB

Criar e dinamizar o Balcão de Serviços do Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLB) de forma a poder vir a ser um instrumento condensado de informação estruturada sobre os serviços prestados pelo IPLB; um meio de comunicação directa com os utilizadores nos procedimentos referentes às candidaturas apresentadas nos diversos programas, e na disponibilização e divulgação de conteúdos na área do livro e da leitura.

Estudar a integração de redes autónomas de informação, através de parcerias a estabelecer, na área da cultura.

Disponibilizar informação sobre serviços nas áreas da promoção da leitura, bibliotecas públicas, edição de autores portugueses no estrangeiro, presença de Portugal em eventos internacionais, edição, livrarias e autores portugueses.
Dezembro

MC

M021 Biblioteca Nacional - circulação e empréstimo de obras

Reformular e automatizar os procedimentos de requisição das obras pertencentes aos fundos da Biblioteca Nacional, eliminando progressivamente os suportes em papel.
Dezembro

MC

M022 Reprodução de documentos

Agilizar o processo de reprodução, redefinindo-o, melhorando o sistema informático de controlo e actualizando os formulários electrónicos para pedidos de reprodução de documentos.
Julho

MC

M023 Flexibilização do registo de nomes de domínio de ".pt"

Flexibilizar os registos de domínios ".pt" na Internet, com custos semelhantes ou inferiores às melhores praticas internacionais e com introdução de facturação electrónica.
Fevereiro

MCTES

M024 Gestão electrónica de concursos

Desmaterializar e simplificar os processos relacionados com os concursos de apoio às artes e outras áreas e domínios culturais e disponibilizar on-line informação relativa aos apoios e subsídios, disponíveis e atribuídos, na Cultura. Os procedimentos, designadamente, a submissão e apreciação de candidaturas e a fiscalização dos projectos apoiados, passarão a poder ser efectuados por via electrónica. Esta iniciativa irá ser concretizada em diferentes organismos do Ministério da Cultura: IA; ICAM; Delegações Regionais da Cultura.
Dezembro

MC

M025 Programa Território Artes - plataforma de contratação on-line.

Entrada em pleno funcionamento do Programa Território-Artes, oficina virtual criada no âmbito do Instituto das Artes ao serviço da itinerância e da descentralização culturais, permitindo dinamizar a oferta e a procura de produções ou actividades artísticas através do registo, da contratação e do agendamento "on-line" das mesmas, envolvendo nomeadamente os agentes culturais e os municípios.
Dezembro

MC

M026 Reserva e pagamento de bilhetes via Internet

Criar um sistema de reserva e de pagamento de bilhetes, via Internet, para todos os organismos de produção artística do Ministério da Cultura.

Facilitar o acesso do público ao teatro e à dança.

Simplificar o processo de reserva e venda de bilhetes.

Fomentar o acesso de novos públicos.
Dezembro

MC

M027 Informação on-line sobre as entidades apoiadas pelo Ministério da Cultura

Disponibilizar toda a informação relevante e possível nos termos legalmente aplicáveis, sobre as entidades e estruturas apoiadas pelos diferentes organismos do Ministério da Cultura, designadamente no que concerne aos tipos de apoio atribuídos, quais as actividades culturais e artísticas apoiadas, quais os montantes e as finalidades, relatórios de acompanhamento.
Novembro

MC

M028 Projecto e@Autêntico

Proceder à reconversão tecnológica do sistema vigente de autenticação de videogramas, evoluindo para autenticação de obras e conteúdos, integrados na indústria de conteúdos no âmbito das atribuições do Ministério da Cultura.
Dezembro

MC, PCM, MFAP, MCTES

Descarregar Programa 2007 em formado PDF
Programa 2007

 1. ESTUDAR E APREND…

 2. INVESTIGAR E ENS…

 3. CULTURA E CONHEC…

 4. EMPREGAR E TRABA…

 5. CONSULTA E CIRUR…

 6. PRESTAÇÕES SOCIA…

 7. ORDENAR O TERRIT…

 8. SIMPLIFICAR O REG…

 9. GARANTIR A SEGURANÇA

 10. GARANTIR E FACIL…

 11. IMIGRAR E EMIGRA…

 12. VIAJAR EM TRANSP…

 13. CONDUZIR AUTOMÓVEL

 14. PARTILHAR E FACIL…

 15. PROMOVER A TRANSP…

 16. FACILITAR OS PAGA…

 17. ÓGÃOS DE SOBERANIA