Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

A SIMPLIFICAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório da Consulta Pública 2007
Ler Programa 2007
Ler Balanço 2007
Programas

Programa 2007

Programa em Detalhe

I. CIDADÃOS

11. IMIGRAR E EMIGRAR


MEDIDA DATA / RESP.
M100 Sistema de localização de cidadãos portugueses em território estrangeiro

Desenvolver, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e no âmbito da criação do Gabinete de Emergência Consular, um sistema de informação que permita saber, on-line e em tempo real, o número de cidadãos portugueses presentes em países estrangeiros, sejam eles residentes permanentes ou temporários, e a identificação do local/área onde se encontram.

Pretende-se, com esta solução informática de localização de portugueses em território estrangeiro, garantir uma intervenção rápida e eficaz que permita a assegurar o apoio imediato em situações de emergência, de risco, de calamidade ou de catástrofe.
Março

MNE

M101  Obrigações fiscais de não residentes

Simplificar as obrigações fiscais de não residentes, reduzindo para metade o número de formulários existentes (12) para a aplicação das convenções sobre eliminação da dupla tributação. 

Permitir o pedido de certificação de residência on-line e a emissão automática. Disponibilizar on-line o NIF já existente em caso de pedido de atribuição de NIF especial. 

Alterar o prazo de entrega do modelo 30 para o final do mês de Fevereiro, tornando mais célere a apreciação e decisão dos pedidos de reembolso apresentados pelos não residentes.Possibilitar a alteração de representante legal via Internet, permitindo aos contribuintes não residentes nomear ou alterar por esta via, os representantes que possuam no território nacional.
Junho

MFAP

M102 Emissão de autorização de residência

Simplificar o processo de captação de dados para a emissão de autorização de residência.

Eliminar o papel e trâmites procedimentais na captação de dados para emissão e personalização das autorizações de residência para estrangeiros nos termos da nova Lei da Imigração, reforçando a segurança, simplificando procedimentos e acelerando o tratamento de dados.
Dezembro

MAI

M103 Informação sobre oportunidades de emprego para cidadãos estrangeiros

Criar e disponibilizar, via Internet, um sistema de informação sobre oportunidades de emprego de que possam beneficiar trabalhadores estrangeiros, facultando a obtenção de visto para procura de emprego e tramitação electrónica de pedidos e requerimentos, em conjugação com o desenvolvimento do projecto NET Emprego.
Dezembro

MAI, MTSS

M104 Sítio Internet do SEF

Criar no sítio Internet do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suportes informativos específicos e completos que, em articulação com o "Centro de Contacto Multicanal" já existente, permitam fornecer aos cidadãos estrangeiros, toda a informação de que possam necessitar para o exercício dos seus direitos, com particular destaque para as alterações decorrentes da nova legislação.
Dezembro

MAI

M105 Atendimento descentralizado ao imigrante

Abrir balcões de atendimento descentralizado, dirigidos aos cidadãos estrangeiros que residam ou pretendam vir a residir em Portugal.
Dezembro

MAI

M106 Renovação de autorizações de residência

Descentralizar o tratamento e a emissão de renovação de autorizações de residência por cada município.
Dezembro

MAI

M107 Medidas cautelares

Informatizar as decisões judiciais de suporte às medidas cautelares.
Março

MAI

Descarregar Programa 2007 em formado PDF
Programa 2007

 1. ESTUDAR E APREND…

 2. INVESTIGAR E ENS…

 3. CULTURA E CONHEC…

 4. EMPREGAR E TRABA…

 5. CONSULTA E CIRUR…

 6. PRESTAÇÕES SOCIA…

 7. ORDENAR O TERRIT…

 8. SIMPLIFICAR O REG…

 9. GARANTIR A SEGURANÇA

 10. GARANTIR E FACIL…

 11. IMIGRAR E EMIGRA…

 12. VIAJAR EM TRANSP…

 13. CONDUZIR AUTOMÓVEL

 14. PARTILHAR E FACIL…

 15. PROMOVER A TRANSP…

 16. FACILITAR OS PAGA…

 17. ÓGÃOS DE SOBERANIA