Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

SÍNTESE EXECUTIVA

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

MEDIDAS EM DESTAQUE

A SIMPLIFICAÇÃO CONTINUA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório Consulta Pública 2008
Ler Programa 2008
Ler Balanço 2008
Programas

Programa 2008

Compromisso

Cidadãos

BLOCO VIII cidadania
MEDIDA DATA / RESP.
M137

•  Balcão Sénior

Criar um balcão integrado que inclua a disponibilização de serviços e informações relacionados com a reforma, tempos livres, saúde e outros de importância para o idoso tais como transportes, apoio social, lazer ou serviços como marcação de ambulâncias para transporte de doentes, marcação e pedido de apoio domiciliário, serviços municipais para seniores (pagamentos, marcações de actividades), serviços utilities (telefone, electricidade).

Prevê-se o desenvolvimento deste serviço em duas fases, a primeira a disponibilizar em Setembro, onde predominarão os serviços públicos, e a segunda em Dezembro já em articulação com entidades locais e entidades privadas.

Dezembro

MP, MTSS, MS, MFAP

M138

•  Alargamento da rede de balcões únicos

Promover o alargamento da rede de balcões únicos: Sucessões e Heranças/Divórcio com Partilha/Nascer Cidadão/Casa Pronta/Empresa na Hora/Documento Único Automóvel e estender o balcão "PI - Propriedade Industrial" às conservatórias de registo comercial.



Dezembro

MJ

Simplex 2007

M139

•  Novo sítio do Diário da República Electrónico

Reformular o sítio do Diário da República Electrónico, com novas funcionalidades e com um novo design, que facilitem o acesso dos cidadãos e das empresas à legislação e aos actos publicados.

Março

MP

Simplex 2007

Simplex 2007
M140

•  Procedimento de Audição Aberta

Criar um procedimento de audição aberta de entidades públicas e privadas, com recurso a novas tecnologias da sociedade de informação, valorizando os contributos resultantes da participação, em especial os que digam respeito à identificação de casos concretos ou que proponham soluções alternativas aos temas e documentos em apreciação.

Novembro

MP

Consulta Pública

M141

•  Reconhecimento de fundações

Disponibilizar no sítio da Internet da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros formulário electrónico para requerer o reconhecimento de fundações e assegurar a respectiva transmissão, por via electrónica.

Disponibilizar no mesmo sítio Internet toda a informação relativa ao reconhecimento de fundações, necessária para a apreciação dos pedidos.

Criar uma base de dados, disponível para consulta pública, de todas as fundações cujo reconhecimento tenha sido efectuado nos termos legais.  

Setembro

MP

M142

•  Sistema de recenseamento eleitoral automático

Criar um novo sistema de recenseamento eleitoral,  decorrente da legislação a submeter ao Parlamento, que assegure as seguintes inovações:

 • eliminação do cartão de eleitor e do número de eleitor, substituídos pelo cartão de cidadão ou bilhete de identidade e respectivo número;

 • inscrição automática no recenseamento dos cidadãos nacionais que completam 18 anos e dos cidadãos eleitores que mudam de morada, através da plataforma de interoperabilidade do cartão de cidadão;

 • inscrição automática no recenseamento dos cidadãos estrangeiros residentes, com capacidade eleitoral, que façam essa declaração de vontade junto dos serviços do SEF no processo de registo ou autorização de residência;

 • mecanismos de emissão electrónica de cadernos eleitorais, a disponibilizar on-line pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) às autarquias locais competentes para a organização do processo eleitoral.

Dezembro

MAI, MP, MJ

Simplex 2007

M143

•  Preços dos combustíveis on-line

Desenvolver uma aplicação, em interface Web, que permita aos utilizadores pesquisar postos de combustível a partir do seu endereço e consultar a informação disponível associada a cada posto, designadamente bandeira, tipos e preços de combustíveis fornecidos, horários de funcionamento, serviços prestados, visando designadamente:

 • geo-referenciação de postos de combustível;

 • aumentar a transparência dos preços dos combustíveis;

• fornecer informação actualizada, sem custos, sem deslocações, de forma rápida e fiável.

Julho

MEI

M144

•  Eliminação do precatório-cheque

Substituir o precatório-cheque pela utilização do procedimento da transferência bancária e/ou emissão de cheque.

Dezembro

MJ

Consulta Pública

M145

•  Pagamento de depósitos autónomos em homebanking

Simplificar o procedimento dos pagamentos de depósitos autónomos através da disponibilização em homebanking.

Dezembro

MJ

Consulta Pública

M146

•  Procedimentos de Planeamento e Ordenamento do Território

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar procedimentos no âmbito do planeamento e do ordenamento do território, através das seguintes medidas:

a) Plataforma colaborativa em matéria de ordenamento do território

Criar uma plataforma colaborativa de partilha de informação, no âmbito do SNIT/Portal OTU, ligando as principais entidades públicas que intervêm nos processos de decisão em matéria de ordenamento e transformação do território.

b) Manuais em matéria de ordenamento do território

Elaborar 3 manuais de orientação técnica e procedimental em matéria de Planos Municipais de Ordenamento do Território, para cidadãos, técnicos de planeamento das autarquias locais e do sector privado, designadamente: Guia para a Revisão de PDM, Guia para a Elaboração de Planos de urbanização e Guia para a elaboração de Planos de Pormenor.

Dezembro

MAOTDR

M147

•  KITS-património

Conceber e divulgar via www.monumentos.pt, guias práticos de nível básico que orientem e apoiem os cidadãos, os agentes económicos e as instituições locais em acções de identificação, registo/documentação, interpretação, estudo, salvaguarda e valorização do seu património arquitectónico, urbanístico e paisagístico, através da produção de guias técnicos para inventário de edifícios e áreas urbanas.

Dezembro

MAOTDR, MC

M148

•  Procedimentos de acesso à informação geográfica

Simplificar, reduzir encargos administrativos e desmaterializar procedimentos no âmbito da informação geográfica, através das seguintes medidas:

a) Sistema Nacional de Informação Geográfica

Disponibilizar aos cidadãos, de forma centralizada, toda a informação de base geográfica produzida pelos diversos organismos que operam nesta área, através da consolidação da plataforma electrónica do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e da sua conversão na componente nacional da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica criada pela Directiva INSPIRE.

b) Informação geográfica nas escolas

Disponibilizar serviços de dados padronizados para visualização de informação geográfica nas escolas, em articulação com os objectivos do plano tecnológico da educação e do SNIG /Educação

Dezembro

MAOTDR, ME

Simplex 2007

M149

•  Registo Nacional das ONGA e equiparadas

Diminuir a duração e os procedimentos envolvidos na inscrição de associações no Registo Nacional das Organizações não Governamentais de Ambiente (ONGA) e equiparadas.

Outubro

MAOTDR

M150

•  Pagamento por Multibanco ou home banking de coimas

Simplificar os procedimentos de pagamento de coimas aplicadas na sequência de processos de contra-ordenação decididos pelos serviços do MAOTDR, possibilitando o seu pagamento por Multibanco e home banking, com eliminação da emissão de guias de pagamento e de uma deslocação obrigatória às tesourarias dos serviços de finanças.

Dezembro

MAOTDR, MFAP

M151

•  Racionalização dos serviços postais

Promover a racionalização das taxas de serviços postais complementares através da integração de serviços e supressão de taxas.Simplificar a prestação do serviço público de Correio e agilizar e modernizar o atendimento, racionalizando as taxas dos serviços prestados através da sua consolidação, agregação ou eliminação.

Novembro

MOPTC

M152

•  Pagamento Multibanco nos CTT

Introduzir a possibilidade de pagamento nas estações dos CTT por terminal de Multibanco.

Novembro

MOPTC

Consulta Pública

M153

•  Queixas relativas à aplicação do direito comunitário

Criar, na Direcção-Geral dos Assuntos Europeus, um ponto de contacto com a missão de tratar das queixas dos cidadãos e empresas, relativas à aplicação do direito comunitário, em cooperação com as várias entidades nacionais competentes em razão da matéria.

Julho

MNE

M154

•  Modernização dos serviços do IPAD - Instituto de Apoio ao Desenvolvimento

Modernizar os serviços do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) para simplificar e facilitar a informação e o acesso aos programas e às acções de cooperação em países terceiros e em organizações internacionais, através das seguintes medidas:

a) Bolsa de Agentes de Cooperação


Criar uma base de dados de potenciais Agentes de Cooperação tendo como objectivo agilizar a selecção de agentes qualificados para assegurar a assessoria técnica aos governos e entidades dos países que beneficiam da ajuda pública ao desenvolvimento ou para participar em projectos, programas e acções de cooperação nesses países ou em organizações internacionais.

b) Base de dados de Agentes de Cooperação


Criar uma base de dados de Agentes de Cooperação, visando os seguintes objectivos:

 • localização dos Agentes por País e local, de forma a poder intervir de forma rápida em caso de emergência;

 • fornecer declarações e outras informações aos interessados e a outros departamentos da administração pública, comprovativas do tempo de serviço prestado, nomeadamente para efeitos de antiguidade e reforma, diminuindo a burocracia e os tempos de espera.

c) Simplificação dos procedimentos de contratação


Criar um sistema que permita aos cidadãos seleccionados para exercer funções como Agentes de Cooperação ter acesso, via Internet, à informação necessária para instrução dos processos de contratação e poder entregar, pela mesma via, essa documentação. Pretende-se evitar que os cidadãos, independentemente do local onde se encontrem, tenham de se deslocar ao IPAD e possam rapidamente e de forma acessível instruir os seus processos.

d) Sistema de informação de bolseiros do IPAD

Criar um sistema de informação que permita saber, em tempo real, o número de cidadãos estrangeiros provenientes de países em vias de desenvolvimento, residentes temporariamente em Portugal, com bolsas atribuídas pelo IPAD, registando, nomeadamente, o nome dos bolseiros, o país de origem, o estabelecimento de ensino ou de formação que frequentam, a morada temporária e a duração da estadia. Pretende-se com esta medida facilitar a renovação da autorização de residência desses bolseiros, bem como fornecer às autoridades dos países de origem elementos sobre a sua situação em Portugal.

Dezembro

MNE

Simplex 2007  Conclusão ou consolidação e desenvolvimento de Medida Simplex’07.



Simplex 2007  Incorpora sugestão ou nova medida, resultante da integração de sugestão ou sugestões da consulta pública.

Descarregar Programa 2008 em formado PDF
Programa 2008

 BLOCO I

 BLOCO II

 BLOCO III

 BLOCO IV

 BLOCO V

 BLOCO VI

 BLOCO VII

 BLOCO VIII

 BLOCO IX