Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

AGRADECIMENTOS

OBJECTIVOS

METODOLOGIA

A SIMPLIFICAÇÃO

PROGRAMA

PROGRAMA EM DETALHE

Ler Relatório da Consulta Pública 2007
Ler Programa 2007
Ler Balanço 2007
Programas

Programa 2007

Programa em Detalhe

II. EMPRESAS

1. LICENÇAS


MEDIDA DATA / RESP.
M150 Registo centralizado de licenças e autorizações prévias

Instituir um sistema de registo centralizado de todas as licenças, autorizações prévias e condicionamentos administrativos similares. 

Registar e disponibilizar aos interessados, através de um catálogo na Internet, informação gratuita actualizada sobre licenças, autorizações prévias e condicionamentos administrativos similares que incidem sobre as actividades económicas e outras actividades dos cidadãos.
Novembro

MEAI/UCMA

M151 Simplificação dos licenciamentos dos empreendimentos turísticos

Reduzir, de forma perceptível e sustentada, os encargos administrativos e os custos de contexto causados pelos processos dos licenciamentos dos empreendimentos turísticos.
Novembro

MEI, MAOTDR MC, SEPCM, SEAAL, SEAI

M152 Simplificação dos licenciamentos da actividade industrial

Reduzir, de forma perceptível e sustentada, os encargos administrativos e os custos de contexto causados pelos processos de licenciamento da actividade industrial.
Novembro

MEI, MAOTDR MADRP, MS, MTSS, SEPCM SEAAL, SEAI

M153 Simplificação dos licenciamentos da actividade comercial

Reduzir, de forma perceptível e sustentada, os encargos administrativos e os custos de contexto causados pelos processos de licenciamento da actividade comercial.
Novembro

MEI, MAOTDR  MADRP, MS, MOPTC, MTSS SEPCM, SEAAL, SEAI

M154 Simplificação do licenciamento de construção e utilização de edifícios ou fracções

Simplificação dos processos relacionados com a aplicação do regime jurídico de edificação e urbanização.
Novembro

MEI, MAOTDR MOPTC, SEAI SEPCM, SEAAL  

M155 "Energias renováveis na hora"

Criar um regime de licenciamento simplificado para ligação à rede de distribuição local em baixa tensão de pequenos produtores renováveis. Os interessados solicitam no momento e on-line, em funcionalidade a desenvolver, à entidade gestora, uma licença com validade de um ano. A ligação pode ser realizada automaticamente pelo promotor mediante projecto tipo pré-aprovado e fornecedor "certificado" pela entidade gestora.
Junho

MEI

M156 Licenciamento radioeléctrico

Simplificar o licenciamento radioeléctrico para o serviço público móvel terrestre;

Automatizar o processo de transferência de dados entre a ANACOM e os operadores do serviço público móvel terrestre (extranet). Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de Julho; Decreto-Lei n.º 11/2003, de 18 de Janeiro; Lei n.º 5/2004, de 10 de Fevereiro.
Dezembro

MOPTC

M157 Revisão do regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas

Transformar o licenciamento prévio obrigatório de estabelecimentos de restauração e bebidas num regime de declaração prévia ao exercício da actividade comercial em causa, simplificando e desmaterializando actos do respectivo processo, em articulação com o disposto no regime jurídico da urbanização e da edificação.
Março

MEI

M158 Instalação e funcionamento dos empreendimentos de turismo no espaço rural

Agilizar e simplificar o processo de licenciamento dos empreendimentos de turismo no espaço rural.
Novembro

MEI

M159 Licença Ambiental - simplificação de procedimentos

Simplificar e desmaterializar o pedido de licença ambiental - criação de um formulário electrónico e possibilitar a sua apresentação automática, via Internet.
Novembro

MAOTDR

M160 Registo de títulos de periódicos

Eliminar a necessidade de entrega perante a Entidade Reguladora da Comunicação Social de declaração do Instituto Nacional de Propriedade Industrial comprovativa de inexistência de título de publicação periódica registada a favor de terceiro.
Outubro

MAP

M161 Instrução de processos de licenciamento

Integrar no âmbito de competências dos Centros de Formalidades de Empresas (CFE) a recepção/instrução de processos de licenciamento mediante o estabelecimento de protocolos com as entidades licenciadoras intervenientes.

Numa fase piloto, promover a instrução de processos de licenciamento de empresas de construção civil e animação turística constituídas na rede dos CFE. Considera-se que esta iniciativa trará benefícios imediatos aos empresários destes sectores.
Dezembro

MEAI

M162 Licença de distribuição e venda de produtos fitofarmacêuticos

Simplificar e desmaterializar o pedido de autorização para distribuição e venda de produtos fitofarmacêuticos.Disponibilizar no sítio Internet do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Regional e das Pescas formulários electrónicos para requerer autorização para o exercício da actividade de distribuição e venda de produtos fitofarmacêuticos.
Dezembro

MADRP

M163 Desmaterialização do licenciamento de produtores e fornecedores de Materiais de Propagação Vegetativa

Simplificar e desmaterializar o pedido de licenciamento de produtores e fornecedores de materiais de propagação vegetativa.

Disponibilizar no sítio Internet do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, formulários que permitam executar on-line as etapas de licenciamento de produtores e fornecedores de materiais de propagação vegetativa.
Dezembro

MADRP

M164 Simplificação do registo de actividade e licenciamento das explorações pecuárias

Condensar num diploma único os procedimentos de licenciamento de todas as actividades pecuárias da exploração agrícola, salvaguardando os aspectos ambientais de conservação da natureza, de ordenamento do território, de sanidade e bem-estar animal.
Julho

MADRP

M165 Licenciamento para valorização agrícola de lamas

Simplificar e uniformizar o pedido de licenciamento para valorização agrícola de lamas.

Disponibilizar, no sítio Internet do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, formulário electrónico para pedido de licenciamento para valorização agrícola de lamas.
Junho

MADRP

M166 Licenças na zona de protecção à estrada

Desenvolver a aplicação informática "Gestão de Licenças" para a realização de obras ou utilização do solo, subsolo e do espaço aéreo na zona da estrada, por particulares ou empresas, acessos à estrada, vedações e colocação de sinalização, áreas de serviço, áreas de repouso e postos de abastecimento.

Possibilitar a recolha e a partilha de informação entre serviços on-line. Eliminar prazos processuais. Reduzir encargos e recursos. Imprimir maior celeridade processual.
Dezembro

MOPTC

M167 Autorizações e pareceres na zona de protecção à estrada

Desenvolver a aplicação informática "Gestão de Licenças" para a emissão de licenças, autorizações e pareceres relativos a actos dentro da zona de protecção à estrada cuja competência de licenciamento pertença às Autarquias.

Possibilitar a recolha e a partilha de informação entre serviços on-line. Reduzir o tempo entre o pagamento das taxas e a emissão dos diplomas de licença. Promover o contacto directo com o requerente para a obtenção de elementos de instrução de processos de licença. Alteração do Estatuto das Estradas Nacionais, a definir pelo Governo. Reduzir encargos e recursos. Imprimir maior celeridade processual.
Dezembro

MOPTC

M168 Licenciamento - entrega de pareceres pelos promotores

Conceder aos requerentes de licenciamento (energia e combustíveis) a possibilidade de instruírem os respectivos pedidos com os pareceres legalmente obrigatórios, substituindo-se, assim, por antecipação à promoção das entidades licenciadoras.

Sobre as entidades licenciadoras recairia apenas a obrigação de verificar a sua autenticidade, em caso de dúvida.

Esta medida permitiria poupar até 2 meses em processos de licenciamento - tempo médio destas consultas - evitar incoerências e evitar trabalho duplicado das entidades a quem é solicitado o parecer.
Junho

MEI, MAOTDR, MAI, MADRP

M169 Desmaterialização de formulários dos Governos Civis

Disponibilizar formulários electrónicos nos sítios dos Governos Civis, relacionados com matérias da sua competência, designadamente pedidos para registo de alarme, de autorização para a realização de sorteios, para a realização de peditórios e outros.
Dezembro

MAI

M170 Fiscalização de leilões

Transferir as actividades de fiscalização da actividade prestamista do âmbito de competências dos governos civis para o âmbito de competências dos municípios. Sendo a autorização e o licenciamento para o exercício desta actividade matéria de competência municipal, justifica-se que a fiscalização passe, também, a ser feita pela entidade licenciadora.
Dezembro

MAI

Descarregar Programa 2007 em formado PDF
Programa 2007

 1. LICENÇAS

 2. AGRICULTURA E …

 3. TURISMO

 4. PORTOS E PLATAF…

 5. CONSTRUÇÃO E IM…

 6. ENERGIA

 7. CRIAR E GERIR …

 8. ACELERAR PROCED…

 9. EXPORTAÇÃO E IMP…

 10. AERONÁUTICA

 11. COMUNICAÇÕES

 12. REDE VIóRIA E CIRC…

 13. PROPRIEDADE IND…

 14. FORNECIMENTOS …

 15. PESSOAS COLECT…