Relatório de Consulta Pública 2007
Informação sobre as sugestões recebidas
1. Ministro dos Assuntos Parlamentares e Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
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MAP |
SEPCM |
1 |
Número total de sugestões recebidas |
1 |
5 |
2 |
Número de sugestões consideradas no SIMPLEX 2007 |
1 |
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2.1 |
Como novas medidas |
1 |
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2.2 |
Por integração em medidas pré existentes |
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2.3 |
Por já estarem contempladas nas medidas pré existentes |
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3 |
Número de sugestões não consideradas |
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4 |
3.1 |
Por não serem medidas de simplificação |
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3.1.1 |
Queixas/Reclamações |
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3.1.2 |
Assuntos pessoais |
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3.1.3 |
Falta de clareza/Outros |
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3.2 |
Por já estarem concretizadas no SIMPLEX 2006 |
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4 |
3.3 |
Por não se mostrar viável a sua execução a curto prazo |
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4 |
Nº de sugestões em carteira/próximos programas Simplex |
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1 |
4.1 |
Por necessitarem mais tempo de apreciação |
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1 |
4.2 |
Por necessitarem articulação com outros Ministérios |
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MAP – Ministro dos Assuntos Parlamentares
SEPCM – Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
AMA – Agência para a Modernização Administrativa
Apreciação de síntese (SEPCM):
As sugestões, quer se referiram a medidas já executadas ou em fase de desenvolvimento, constituem um forte estímulo para a continuação da concretização das iniciativas constantes do Programa Legislar Melhor, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 63/2006, de 18 de Maio, e para a introdução de novas medidas que visem aumentar a qualidade e a eficiência dos actos normativos do Governo, uma vez que reflectem as expectativas dos cidadãos e das empresas face às actividades desenvolvidas no âmbito do procedimento normativo do Governo e no quadro da publicação e disponibilização de actos no Diário da República.
A adopção de mecanismos de consulta pública em programas como o SIMPLEX, essencialmente dirigidos à simplificação da vida dos cidadãos e das empresas, constitui um excelente instrumento de valorização da participação dos cidadãos e das empresas. A audição aberta dos cidadãos e das empresas relativamente às políticas em matéria de simplificação legislativa e administrativa deve conduzir à valorização dos contributos daí resultantes. A consulta pública deve privilegiar o contacto com os cidadãos e com as empresas através da utilização das novas tecnologias de informação.