Página Inicial
Voltar ao InícioSimbolo de Acessibilidade na Web
Pesquisa

CONSIDERAÇÕES

CONSULTA PÚBLICA

OBJECTIVOS

A PARTICIPAÇÃO

RESULTADOS

EXEMPLOS NOVAS MEDIDAS

SUGESTÕES RECEBIDAS

Ler Relatório da Consulta Pública 2007
Ler Programa 2007
Ler Balanço 2007
Programas

Relatório de Consulta Pública 2007

Informação sobre as sugestões recebidas

14. Ministério da Cultura [MC]


 
1 Número total de sugestões recebidas 9
2 Número de sugestões consideradas no SIMPLEX 2007 5
2.1 Como novas medidas  
2.2 Por integração em medidas pré existentes 5
2.3  Por já estarem contempladas nas medidas pré existentes  
3 Número de sugestões não consideradas 4
3.1 Por não serem medidas de simplificação 4
3.1.1 Queixas/Reclamações 2
3.1.2 Assuntos pessoais  
3.1.3 Falta de clareza/Outros 2
3.2 Por já estarem concretizadas no SIMPLEX 2006  
3.3 Por não se mostrar viável a sua execução a curto prazo  
4 Número de sugestões em carteira/próximos programas Simplex   
4.1 Por necessitarem mais tempo de apreciação  
4.2 Por necessitarem articulação com outros Ministérios  

Apreciação de síntese (MC):

As sugestões apresentadas pelos cidadãos a título individual - num total de 4 - foram previamente analisadas e esclarecidas no âmbito dos serviços competentes em razão da matéria (Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e Instituto Português de Museus), tendo as respectivas respostas sido posteriormente remetidas pelo ponto focal representante do MC no SIMPLEX 2007, junto dos cidadãos que as apresentaram. Deve referir-se que o MC acolheu, de forma parcial ou mesmo total, algumas sugestões do GPPS da SEDES- Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, como seja o caso do Portal da Cultura, sistemas de pagamento e reserva de bilhetes online, etc. De notar que este processo de consulta pública e de resposta, é muito relevante e inovador, pois para além de constituir um exercício de democracia plena, permite interagir de forma concreta com os cidadãos, esclarecendo-os, designadamente quanto ao facto de a AP já estar a desenvolver processos e projectos que desconheciam e que por isso haviam sugerido ( que foi um pouco do que aconteceu no caso do Ministério da Cultura) e ainda o de reflectir sobre novas formas de agir na AP.

No caso do MC as sugestões apresentadas não determinaram a alteração de medidas antes propostas ou a introdução de novas, porquanto se trataram mais de questões e de dúvidas com alguma critica implicita, sendo que algumas delas até estão a ser efectivadas actualmente na prática (tendo-se respondido aos cidadãos nesse sentido). De notar que os serviços em causa manifestaram uma total abertura para analisarem as sugestões propostas e responderam de uma forma bastante satisfatória a todos os níveis. Na verdade sentiram que os cidadãos estão atentos ao seu trabalho e isso é muito estimulante e gratificante, ainda que por vezes a critica não seja pela positiva.

Ainda que algumas das sugestões/criticas possam estar já ultrapassadas porquanto os serviços já concretizaram algumas das propostas é muito importante saber que os cidadãos estão atentos e que por isso o caminho a trilhar é apenas um : o de melhorar a vida de todos, a todos os níveis; assim será sempre muito importante continuar nesta senda, até porque no âmbito de uma sugestão pode haver sempre uma ideia que fomente outra, ou seja, a consulta pública será sempre um bom instrumento de trabalho demonstrativa da maturidade da própria sociedade civil de per si.

Descarregar Relatório Consulta Pública 2007  Relatório 2007

 AP SEPCM

 MAI

 MNE

 MFAP

 MJ

 MAOTDR

 MEI

 MADRP

 MOPTC

 MTSS

 MS

 ME

 MCTES

 MC