Relatório de Consulta Pública 2007
Informação sobre as sugestões recebidas
14. Ministério da Cultura [MC]
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1 |
Número total de sugestões recebidas |
9 |
2 |
Número de sugestões consideradas no SIMPLEX 2007 |
5 |
2.1 |
Como novas medidas |
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2.2 |
Por integração em medidas pré existentes |
5 |
2.3 |
Por já estarem contempladas nas medidas pré existentes |
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3 |
Número de sugestões não consideradas |
4 |
3.1 |
Por não serem medidas de simplificação |
4 |
3.1.1 |
Queixas/Reclamações |
2 |
3.1.2 |
Assuntos pessoais |
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3.1.3 |
Falta de clareza/Outros |
2 |
3.2 |
Por já estarem concretizadas no SIMPLEX 2006 |
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3.3 |
Por não se mostrar viável a sua execução a curto prazo |
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4 |
Número de sugestões em carteira/próximos programas Simplex |
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4.1 |
Por necessitarem mais tempo de apreciação |
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4.2 |
Por necessitarem articulação com outros Ministérios |
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Apreciação de síntese (MC):
As sugestões apresentadas pelos cidadãos a título individual - num total de 4 - foram previamente analisadas e esclarecidas no âmbito dos serviços competentes em razão da matéria (Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e Instituto Português de Museus), tendo as respectivas respostas sido posteriormente remetidas pelo ponto focal representante do MC no SIMPLEX 2007, junto dos cidadãos que as apresentaram. Deve referir-se que o MC acolheu, de forma parcial ou mesmo total, algumas sugestões do GPPS da SEDES- Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, como seja o caso do Portal da Cultura, sistemas de pagamento e reserva de bilhetes online, etc. De notar que este processo de consulta pública e de resposta, é muito relevante e inovador, pois para além de constituir um exercício de democracia plena, permite interagir de forma concreta com os cidadãos, esclarecendo-os, designadamente quanto ao facto de a AP já estar a desenvolver processos e projectos que desconheciam e que por isso haviam sugerido ( que foi um pouco do que aconteceu no caso do Ministério da Cultura) e ainda o de reflectir sobre novas formas de agir na AP.
No caso do MC as sugestões apresentadas não determinaram a alteração de medidas antes propostas ou a introdução de novas, porquanto se trataram mais de questões e de dúvidas com alguma critica implicita, sendo que algumas delas até estão a ser efectivadas actualmente na prática (tendo-se respondido aos cidadãos nesse sentido). De notar que os serviços em causa manifestaram uma total abertura para analisarem as sugestões propostas e responderam de uma forma bastante satisfatória a todos os níveis. Na verdade sentiram que os cidadãos estão atentos ao seu trabalho e isso é muito estimulante e gratificante, ainda que por vezes a critica não seja pela positiva.
Ainda que algumas das sugestões/criticas possam estar já ultrapassadas porquanto os serviços já concretizaram algumas das propostas é muito importante saber que os cidadãos estão atentos e que por isso o caminho a trilhar é apenas um : o de melhorar a vida de todos, a todos os níveis; assim será sempre muito importante continuar nesta senda, até porque no âmbito de uma sugestão pode haver sempre uma ideia que fomente outra, ou seja, a consulta pública será sempre um bom instrumento de trabalho demonstrativa da maturidade da própria sociedade civil de per si.